Pesquisas inéditas apontarão o RUMO da mão de obra regional

ESPECIAIS

Pesquisas inéditas apontarão o RUMO da mão de obra regional

Projeto pretende diagnosticar os gargalos, despertar os potenciais e auxiliar na melhor ocupação e preparo da mão de obra na região

Por

Atualizado sábado,
18 de Setembro de 2021 às 08:23

No que apostar? O que estudar? Onde me preparar? Como aproveitar as oportunidades? Onde elas estão? Perguntas que se erguem para empreendedores e trabalhadores o tempo todo. Para auxiliar nas respostas, o Grupo A Hora e o governo de Lajeado, com o apoio institucional da Acil – 100 anos, apresentam hoje o projeto “RUMO: O futuro da mão de obra na região”.

A nova geração está desafiada a se conectar com o novo mundo dos negócios. Um vazio de profissionais se acentua em todas as áreas, especialmente na área da tecnologia da informação e no mundo digital.

Ao mesmo tempo, profissionais qualificados faltam em todos os setores a modo de travar a evolução e o crescimento ainda mais vertiginoso da região. Estamos diante de um paradoxo: no país, o desemprego sobe. Na região, faltam profissionais o tempo todo a ponto de parecermos uma ilha.

Por assim ser, diagnosticar com clareza e detalhes as carências das empresas de um modo geral e também as perspectivas dos jovens que acessam o mercado de trabalho é imperioso para promover ações capazes de preparar mais e melhor as pessoas.

O projeto RUMO se apresenta com este propósito: servir de apoio para qualificarmos nossa mão de obra e levar informações aos estudantes para que possam aproveitar e se preparar para as oportunidades que se apresentam todos os dias.

O que é o projeto?

É um levantamento criterioso sobre o futuro da mão de obra no Vale. Pesquisas com pelo menos 300 empresários da região para detalhar as principais carências verificadas na hora de contratar profissionais, e também, saber quais os setores mais promissores nas empresas da região.

Em paralelo, outra pesquisa com pelo menos 600 estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas dos seis maiores municípios da região, para saber dos estudantes que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, o que e onde pensam em se preparar, estudar e qualificar. Será que a demanda das empresas está conectada com o desejo e o foco dos estudantes? Se sim, como potencializar. Se não, como conectar.

Objetivos

Prestar serviço de informação e orientação no sentido de dirimir o vácuo de profissionais que se desenham no horizonte das empresas. Tendo a informação clara e fidedigna, iniciativas pública e privada poderão construir ações e canais de formação para estimular carreiras em direção às demandas do mercado. Levar aos mais diferentes públicos e classes, a percepção sobre o novo mercado de trabalho e despertar no público alvo, o desejo em se preparar para o novo mundo dos negócios.

Como será feito?

O Grupo A Hora contratou o professor universitário aposentado, diretor da empresa Macrovisão, Lucildo Ahlert para coordenar toda a aplicação dos questionários e a posterior tabulação dos mesmos. “Trata-se de um projeto inédito e que adentra para uma das áreas mais nobres de cada empresa, que é justamente o das pessoas. Será um mix de desafio, de oportunidade e de aprendizado, poder coordenar esta pesquisa que servirá de suporte para todos”, ressalta Ahlert.

Primeiro, serão aplicados 30 questionários com empresários da região para qualificar a formatação dos questionários que serão levados aos outros 300. Ou seja, a partir da pesquisa qualitativa com os 30 empresários, será formatada a pesquisa quantitativa com os demais.

Já com os alunos, os questionários serão aplicados de forma presencial. As datas e horários serão alinhados com professores, direção de escolas e afins para maior assertividade e andamento do trabalho. O prazo de aplicação dos questionários será de setembro a dezembro de 2021.

Divulgação

Ao longo de todo o período de execução do projeto, serão produzidas matérias, debates, reportagens especiais e vídeos, veiculados nas plataformas de mídia do Grupo A Hora (rádio, jornais, portal e redes sociais), cujos temas conversam com o projeto e que tornam a temática cada vez mais presente e conectada ao cotidiano local.

Documento impresso: O resultado da pesquisa, mais análises, entrevistas e projeções serão matéria-prima de um caderno especial a ser publicado no fim do mês de fevereiro, a fim de contemplar a comunidade regional com o diagnóstico sobre o rumo da mão de obra no Vale do Taquari.

Seminários

Em março, será realizado seminário para empresários, setor de RH e Poder Público com apresentação dos resultados e com palestra ou painel para discorrer sobre o tema; Ao lado disso, serão apresentados os resultados do primeiro ano do Programa Trilhas da Inovação do governo de Lajeado, num esforço igual de qualificação da mão de obra regional.

Em março, será realizado seminário para alunos e comunidade escolar e Poder Público com apresentação dos resultados e com palestra ou painel para discorrer sobre o tema. Ao lado disso, serão apresentados os resultados do primeiro ano do Programa Trilhas da Inovação do governo de Lajeado, num esforço igual de qualificação da mão de obra regional.


Depoimentos dos parceiros

Gláucia Schumacher, vice-prefeita de Lajeado

“Para desenvolver qualquer política pública, é importante entender o que o contribuinte precisa. Desta forma, será muito positivo ter este retorno, esse feedback, entender a necessidade de um lado e de outro. Hoje temos o exemplo do Pro_Move Lajeado, nele, jovens da rede municipal de ensino ingressaram em cursos de qualificação, conforme a carência local. É um sucesso porque é uma coisa que eles querem e o empreendedor precisa.”

Cristian Rota Bergesch, presidente da Acil

“Dados do DEE/RS mostram que Lajeado é a terceira cidade do estado que mais ganhou moradores, em números absolutos, nos últimos dez anos. O projeto Rumo nos fará compreender nossos atrativos. Já percebemos que são muitas oportunidades e temos saldo positivo no mercado de trabalho. No entanto, precisamos oferecer qualificação e investir na inovação e tecnologia. Atrair mão de obra mais qualificada, com curso superior ou formação técnica.”

Evania Schneider, reitora da Univates

“Se hoje temos tantos projetos e negócios exitosos, com certeza é porque temos contribuído para a sociedade em que estamos inseridos. E como a sociedade é dinâmica, é importante que possamos identificar suas atuais necessidades e se movimentar para atendê-las. Nesse sentido, considero o projeto importante para pensar no Vale do Taquari do presente e do futuro. Afinal, se não sabemos para onde ir, qualquer caminho serve e talvez ele não seja o melhor.”

Rodrigo Ulrich, diretor do Ceat

“O projeto é importante, pois precisamos avançar nas discussões em torno da qualificação profissional. Aí se define o caminho de vida do jovem, seja na continuidade dos estudos ou na inserção no mercado de trabalho. Um dos grandes desafios da mão de obra do Vale envolve a educação. Há uma dificuldade por profissionais do magistério. O ingresso nos cursos ocorre cada vez menos. Quem serão os professores do futuro?”.

Luiz Mário Berbigier, diretor executivo da Sicredi Integração RS/MG

“Ser parceiro do projeto é fundamental, pois ajudará no aperfeiçoamento das pessoas e no atendimento às demandas do mercado regional. Todos nós, sejam empresas, entidades, governos, temos que fazer a nossa parte, e proporcionar essas condições, estudo, uma preparação técnica e operacional a esse público. Pessoas melhor preparadas vão conseguir atender melhor essa demanda. Ter profissionais capacitados faz com que as empresas cresçam e tracem seus objetivos.”

Emerson Etgeton, diretor da Britagem Cascalheira

“Nosso Vale do Taquari é muito promissor, região de grande empreendedorismo, mas de fato temos essa lacuna a ser preenchida, com relação a mão de obra qualificada e, principalmente, experiente. Existe uma enorme necessidade de se despertar a busca pelo conhecimento técnico e prático nas novas gerações.”

 

Acompanhe
nossas
redes sociais