Traços europeus na serra gaúcha

ArqIdeias

Traços europeus na serra gaúcha

Escritório de arquitetura de Lajeado aposta em projeto luminotécnico e materiais modernos para valorizar a tradição arquitetônica de apartamentos em Gramado

Por

Atualizado segunda-feira,
21 de Junho de 2021 às 14:24

Traços europeus na serra gaúcha
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“Respire novos ares”, este é o conceito que a arquiteta Evelise Ribeiro, do escritório Evelise Ribeiro Arquitetura & Iluminação (@arq.evelise_ribeiro), traz para o projeto do residencial Aire Gramado. Localizado na serra gaúcha, o empreendimento é executado pela Construtora Zagonel e tem por objetivo valorizar o estilo próprio da cidade Gramado. Para isso, a profissional combina materiais modernos e rústicos a uma iluminação especial, o que evidencia a tradicional arquitetura européia.

Segundo Evelise, o projeto luminotécnico é o grande diferencial e contempla o conceito hotel. Ou seja, possui iluminação intimista que reflete aconchego, elegância e exclusividade. Nele há luz indireta, luminárias decorativas, subaquáticas e o uso de tendências luminotécnicas, como a fibra óptica. “As áreas de convivência são preenchidas com muita luz de conforto e relaxamento”, salienta.

Nos revestimentos a arquiteta optou por evidenciar a madeira e a pedra, tanto na parte interna quanto externa do condomínio. Esses materiais garantem a harmonia entre os prédios novos e as peculiaridades arquitetônicas da serra. “O objetivo é manter o estilo próprio de Gramado”.

O charme ficou por conta do telhado shingle. A telha é tendência nos EUA e na Europa há mais de 50 anos e foi escolhida pelo design único, a facilidade de instalação e manutenção, além da diferenciada durabilidade dos materiais que as compõem. Isso garante proteção contra os fungos e, consequentemente, impede que a telha escureça em poucos anos.

 

Peculiaridade arquitetônica

No residencial Aire Gramado todos os prédios possuem quatro andares, sendo o último contemplado com subtelhados, popularmente conhecidos como sótãos. “É um dos principais charmes de Gramado. São janelas que ‘saem’ do telhado, seguindo a tendência dos prédios parisienses”, reitera.

As áreas externas também foram inspiradas nos costumes europeus, principalmente os parques que possuem os caminhos cercados entre as torres, com gramados e flores. Há também ambientes para leitura e momentos de lazer, como o Zen Place e Espaço Fogo. O residencial contempla ainda espaço pet, playground, academia ao ar livre, sala de jogos, brinquedoteca, piscina aquecida, oficina, lavanderia e bicicletários.

A primeira torre do Aire Gramado será entregue em janeiro de 2022.

 

Fotos: Divulgação Construtora Zagonel

 

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais