HBB e Saúde Univates inauguram um dos maiores laboratórios do Sul do país

inovação

HBB e Saúde Univates inauguram um dos maiores laboratórios do Sul do país

Complexo localizado no 13º andar do Centro de Tecnologia Avançada (CTA) atuará com diagnósticos, biologia molecular e genética

Por

HBB e Saúde Univates inauguram um dos maiores laboratórios do Sul do país
Laboratório está localizado no 13º andar do CTA. Foto: Emilio Rotta
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, em parceria com o Saúde Univates, inaugurou na manhã desta segunda-feira, 10, um dos maiores e mais modernos complexos de laboratórios do Sul do Brasil.

O grande diferencial é a entrega de resultados de exames de anatomia patológica, em até 72h úteis, que são utilizados na análises de biópsias e no apoio ao diagnóstico de câncer. Em geral, resultados desta natureza levam quatro semanas, ou mais, para serem entregues a pacientes com suspeita da doença.

Os laboratórios contam com o que há de mais moderno na área, e são resultado de um investimento de R$ 10 milhões das instituições – R$ 4 milhões somente para equipamentos, em sua maioria vindos da Alemanha.

A tecnologia de ponta permitirá um diagnóstico integrado, com resultados de biologia molecular e análises clínicas, a serviço do diagnóstico médico.

O vice-presidente do HBB, médico Marcos Frank lembrou, durante a solenidade de inauguração, que o hospital nasceu, há quase 90 anos, da união entre católicos e evangélicos. Hoje, o novo passo se dá também através de uma parceria – desta vez com a Univates, que já anda lado a lado com o HBB, há alguns anos, em outros projetos. “A união com a Univates nos permitiu crescer ainda mais. Hoje, somos o melhor hospital do Brasil em cidades com menos de cem mil habitantes”, observou.

Foto: Emilio Rotta

O presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), Ney Lazzari ressaltou a parceria da instituição de ensino com a casa de saúde e também com a prefeitura. “O que fazemos no Vale do Taquari é diferente, e faz com que sejamos mais fortes. A posição do hospital é de destaque, fora da curva, assim como a Univates – que tem o quarto melhor curso de Medicina do Estado e foi considerada pelo MEC a melhor Graduação do País. Isso mostra a força das duas instituições.”

Às falas de Frank e Lazzari, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, acrescentou: “Temos um dos melhores hospitais do país e uma das melhores universidades do Brasil, em uma cidade que está entre as melhores do país para se viver.”

O laboratório

Com 1,2 mil metros quadrados, ocupando por inteiro o 13º andar do Centro de Tecnologia Avançada (CTA) do HBB, o laboratório oferecerá exames de patologia, citologia, imunohistoquimica, análises clínicas e biologia molecular. A organização arquitetônica possibilita uma maior agilidade e integração dos resultados, o que leva a um diagnóstico precoce.

Acompanhe
nossas
redes sociais