Lotação e alerta máximo!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Lotação e alerta máximo!

Por

Vale do Taquari

Ontem, por volta das 14h15min, recebi uma angustiante mensagem de uma leitora: “Minha mãe baixou no Hospital Bruno Born (HBB). Não tem vaga, tá lotado. Ela está na Sala de Observações”. Trata-se de uma paciente de 86 anos. Minha primeira reação foi buscar informações junto ao site do HBB, no link destinado às informações relacionadas ao novo coronavírus. E a angústia da leitora se confirmou. Naquele momento, a UTI Covid estava 100% lotada em Lajeado. E o Setor de Observação Covid estava com 180% de ocupação (cinco leitos para nove pacientes).

A imensa maioria dos pacientes são do Vale do Taquari. Na UTI Covid, por exemplo, entre os 10 pacientes internados naquele momento, nove eram da região (sete lajeadenses). A única ala que ainda restava “tranquila” era o Setor de Internação Covid. Por lá, eram oito pacientes (sete do Vale do Taquari) para 14 leitos, um percentual de 57% de ocupação. Definitivamente, precisamos ligar nossos próprios sensores de alerta. A pandemia não acabou, as festas de final de ano se aproximam, e o verão bate à porta. Mais do que nunca, é preciso evitar aglomerações desnecessárias!


A Era “Schneidinha”

A escolha do (ainda) prefeito de Imigrante, Celso Kaplan (PP), para comandar a pasta da Saúde é intrigante para Estrela. O prefeito eleito Elmar Schneider (PTB) é, acima de tudo, um bom articulista. E a escolha de um representante do PP, partido que foi seu adversário nas eleições de novembro, não deixa de ser mais uma articulação do popular “Schneidinha”. Aliás, é o segundo progressista a ganhar uma vaga no alto escalão do novo governo estrelense. Werno Arend, futuro Secretário de Desenvolvimento Econômico, também é ligado ao PP.


A Era “Schneidinha” II

O modelo é semelhante ao sistema adotado pelo atual prefeito estrelense, Carlos Rafael Mallmann (MDB), que sempre apostou em uma grande coalizão para evitar embates e rusgas durante os mandatos. E ao se aproximar de figuras expoentes do PP, um partido que se demonstrou um tanto desarticulado no pleito à majoritária deste ano, Schneider insinua a construção de um novo “acordão” entre as principais siglas da cidade, minando cada vez mais as possibilidades de oposição. Diante disso, é impossível não ventilar uma secretaria para o MDB.


A Era “Schneidinha” III

O prefeito eleito quer montar um governo com poucos inimigos. E isso pode ser salutar. Na área da Educação, por exemplo, ele repassou a responsabilidade de escolha aos próprios professores. Por um lado, pode ser classificado como um ato extremamente democrático. O que é bom. Mas, por outro lado, pode ser fruto de uma estratégia criada puramente para aliviar críticas futuras. O que seria muito ruim. Schneider é um grande estrategista, reforço. E ele sabe que a base de um bom governo também passa pelo controle, ou não, de eventuais opositores.


Vice e secretária!

O prefeito eleito de Teutônia, Celso Forneck (PDT), anunciou o novo secretariado. E inovou. O pedetista vai aproveitar a vice-prefeita Aline Kohl (Cidadania) para cuidar, também, da Secretaria de Assistência Social do município. Com isso, a ex-progressista que foi uma das vereadoras mais atuantes na atual legislatura deve ter papel de destaque ainda maior na nova gestão. E desde já, ela é postulante para também buscar o posto máximo do Executivo em um futuro próximo.


Site defasado

O site da Câmara de Vereadores de Encantado está defasado em termos de informações. Na página principal, o contribuinte tem à sua disposição um link para acessar todas as proposições dos nobres parlamentares. É um espaço para acessar “Atas”, “Editais”, “Indicações”, “Pautas”, “Requerimentos”, “Pedidos de informação” e “Pedidos de providências”. Afora os editais, todos os demais mecanismos estão desatualizados desde dezembro de 2019. Ou seja, alguém deixou de cumprir a função durante todo o ano de 2020.


Redescobrindo o Rio Taquari

Oficialmente, o passeio de balsa pelo Rio Taquari inicia no próximo dia nove de janeiro, com horários às 9h e às 16h, sempre partindo da Marina do Vale. O espaço localizado na Rua Carlos Afonso Bergmann, no bairro Carneiros, em Lajeado, é o ponto de partida para a belíssima navegação que contempla, além de pontos históricos como o Paredão (foto), as cidades de Estrela e Cruzeiro do Sul. Logo, é de suma importância que os gestores e empresários dessas três cidades percebam o alto potencial cultural, social e econômico desse turismo ecológico e de contemplação da natureza. Mais uma vez, estamos com a faca e o queijo na mão. E o turismo receptivo, mais do que nunca, é a bola da vez!


Ainda mais candidatos…

Com o fim das coligações, a previsão é de aumentar o número de candidatos a deputado estadual em 2022. E o mesmo deve ocorrer aqui no Vale do Taquari. Muito provavelmente, o MDB vai lançar no mínimo dois candidatos. O PP, o PSB, o DEM, o PT e o PSDB também devem lançar candidatura próprias. Da mesma forma, outras siglas menores, como o Partido Novo, possuem nomes engatilhados. É complicado. Além de conquistar votos por aqui, cada um precisará angariar apoio em dezenas de outros municípios. Será uma dura tarefa para enfim reconquistarmos uma cadeira na Assembleia.

Acompanhe
nossas
redes sociais