Univates: Central de Carreiras ingressa na sala de aula

Educação e oportunidades

Univates: Central de Carreiras ingressa na sala de aula

A partir de 2021, universidade integra na graduação orientações sobre carreira e mercado

Por

Univates: Central de Carreiras ingressa na sala de aula
Plataforma realiza o acompanhamento dos alunos desde 2018, mas até então fora do horário de aula. Créditos: Thiago Maurique
Vale do Taquari

Plataforma criada para ser o elo entre empresas e estudantes, a Central de Carreiras da Univates terá um papel ainda mais marcante na instituição a partir do ano que vem. O projeto de personalização do ensino da instituição prever de levar a ferramenta para a sala de aula em todos os cursos.

De acordo com a coordenadora da Central de Carreiras, Janaína Schneider, a equipe do setor elaborou uma “trilha de carreira” que envolve o aluno do primeiro ao último semestre. Segundo ela, o trabalho começa com a validação da escolha da graduação. “Muitos alunos, quando entram na faculdade, ainda tem dúvidas quanto ao curso ou se querem seguir naquela profissão.”

Futura reitora da universidade, Evânia Schneider afirma que a proposta é de levar para dentro do currículo dos cursos o trabalho realizado desde 2018 pela Central de Carreiras. “Vamos pensar desde o primeiro momento para o estudante ter um processo de autoconhecimento, entender sua competência e suas preferências profissionais.”

Depois da validação do curso, os alunos passarão por oficinas de elaboração de currículo, preparação para entrevistas, desenvolvimento de competências e mentorias. Janaína cita como exemplo um aluno do direito que queira ser juiz. “Precisa saber quais os conhecimentos buscar, que tipo de estágio pode fazer e quais as ações que podem ajudar no futuro profissional.”

Conforme Janaína, esse trabalho já era realizado pela Central de Carreiras da Univates, mas com pouca adesão “Temos um perfil de estudante que trabalha das 7 da manhã às 18 e fica em aula das 19h às 22h30mim. Eles não tem tempo para integrar esse programa fora do horário de aula”, explica. Por isso, a opção de incluir a ferramenta no currículo regular partir do ano que vem.

Vagas e contratações

Conforme Janaína, uma das principais funções da Central de Carreiras da Univates é a divulgação de vagas de emprego, com a posterior ligação entre o aluno e a empresa. Segundo ela, esse trabalho existe há muitos anos na universidade e começou com o Balcão de Empregos.

O serviço foi desativado em 2019, para dar lugar à Plataforma de Carreiras, ferramenta que proporciona um ambiente mais dinâmico, permitindo o relacionamento mais próximo entre aluno e empresa. O acesso à plataforma é permitido a todos os alunos dos cursos técnicos, de graduação presencial e do ensino a distância (EAD), de pós-graduação e aos diplomados da Univates.

Em 2019 foram 1.868 vagas divulgadas, 29.422 currículos avaliados, 150 alunos contratados e 21 formados contratados. Mesmo com as adversidades da pandemia, a plataforma manteve números elevados. Foram 1.274 vagas anunciadas, 17.262 currículos avaliados, 117 alunos contratados e 30 formados contratados até o mês de setembro.

A Univates também possui um grupo no WhatsApp para divulgação de novidades relacionadas à área de carreiras da instituição, como eventos e as vagas semanais.

Crie Oportunidades

Entre os dias 9 e 10 de novembro, a Univates realiza a terceira edição do Crie Oportunidades. O evento conecta alunos ou formados com os gestores de Recursos Humanos das empresas da região. De acordo com Janaína, neste ano a ação será virtual por causa da pandemia de coronavírus. “Os gestores estarão disponíveis nas salas da plataforma, para conversas individuais ou em grupo.”

Segundo ela, é a oportunidade de conversar diretamente com as pessoas responsáveis pelas contratações nas empresas. Lmbra que raramente a pessoa será recebida pelo RH quando vai até uma empresa. O evento ocorre das 19h às 20h30min em ambos os dias, diretamente na Plataforma de Carreira da Univates.

Acompanhe
nossas
redes sociais