O Memorial das Enchentes

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O Memorial das Enchentes

Por

Vale do Taquari

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Lajeado apresenta um instigante projeto arquitetônico para um Marco Histórico das enchentes históricas. O singelo memorial será construído junto ao lago do Parque dos Dick, no centro da cidade. É uma área alagável. Os postes terão alturas com escalas similares e com “escala um para dois”, ou seja, com metade da altura dos eventos de maior magnitude das últimas décadas. A ideia é criar um ambiente educativo, de contemplação, e que sirva para a sociedade refletir sobre essas tragédias sociais.


O Memorial das Enchentes II

É fato. O assunto “enchente” só vem à tona após o estrago. Mesmo sendo parte do nosso cotidiano, o debate sobre esse fenômeno natural e traiçoeiro costuma desaparecer da pauta entre um estrago e outro. Entre um evento e outro, pouco debatemos sobre a necessidade de desocupação das áreas de risco. Pouco ou nada debatemos sobre a necessidade de garantir mais dignidade aos moradores ribeirinhos. Ano após ano, e o tema sempre cai no esquecimento. Simbolicamente, o Memorial terá a missão de evitar essa indiferença histórica.


O Memorial das Enchentes III

Guardadas as devidas proporções, há outros tantos memoriais mundo afora. Strawberry Fields e o Marco Zero, em Nova Iorque; o Memorial de Caen, na Normandia; ou o Memorial do Holocausto, em Berlim. No Brasil, a cidade de Blumenau (SC) inaugurou memorial às vítimas de tragédias climáticas. Há projeto em Brumadinho (MG), para a tragédia da barragem, e em Santa Maria, em lembrança aos mortos na Boate Kiss. Todos esses espaços, apesar da beleza estética e arquitetônica, têm um objetivo em comum: causar um nó na garganta.


O Memorial das Enchentes IV

O governo de Lajeado não está inventando a roda. Mas é criativo ao utilizar o potencial lúdico e terapêutico dos memoriais para manter a sociedade em alerta. As enchentes fazem parte do nosso cotidiano e o assunto precisa ser pauta no nosso dia a dia. Manter o tema em voga é um componente indispensável ao aperfeiçoamento das ações de combate aos prejuízos. E não só no centro da cidade. É interessante avançar com Marcos Históricos em outras áreas alagáveis. Por vezes, e diante da dificuldade de evacuação, uma imagem vale mais que mil palavras.


O Memorial das Enchentes V

O Memorial não é a principal medida para amenizar os danos das enchentes. Isso é óbvio. E só não vê quem não quer – ou quem ganha com a histeria coletiva. Paralelo ao Marco, o Executivo e a Univates costuram parceria para reativar formas tecnológicas de monitoramento do nível da água. Além disso, o governo projeta réguas linimétricas às margens do Taquari e Forqueta, e busca mapear os pontos de alagamento. A cota de 27 metros será alterada em alguns pontos. Em Carneiros, a água passou a “cota 30” nas proximidades da Ponte de Ferro.


Dúvidas em Arroio do Meio

Os vereadores José Lorscheiter (PP), Vanderlei Majolo (PP), Roque Hass (PP), Kiko Noronha (PTB) e Darci Hergessel (PDT) assinam um pedido de informação encaminhado ao Executivo. Eles querem saber a “quantidade de alimentos disponibilizados às pessoas atingidas pela enchente”, especialmente “o número de almoços (marmitas), os fornecedores, o custo unitário, bem como os demais mantimentos adquiridos, estabelecimentos fornecedores, valores gastos, além da relação de pessoas beneficiadas”. O governo ainda não respondeu.


Denúncia de “rachadinha”

Na principal cidade do Vale do Rio Pardo, a vida anda difícil para os parlamentares. Bem diferente de outras regiões vizinhas. Nessa quinta-feira, a câmara de Santa Cruz do Sul registrou a terceira cassação de mandato só neste ano. Desta vez, os vereadores cassaram o colega André Scheibler (PSD) com 16 votos favoráveis e uma abstenção. Ele foi afastado por improbidade administrativa e quebra de decoro parlamentar.

Os vereadores acolheram quatro das oito denúncias. Entre essas, a exigência, por parte do vereador, de uma parcela dos salários de seus assessores (a famosa “rachadinha”), entre 2013 e 2018. Scheibler estava afastado pela Justiça há cerca de três meses, enquanto se desenrolava a uma Comissão Parlamentar Processante (CPP). Alceu Crestani e Elo Schneiders, também do PSD, são os outros vereadores cassados em 2020.


Filmagens

O presidente da Câmara de Lajeado, Lorival Silveira (PP), suspendeu a transmissão das sessões plenárias durante o período eleitoral. A decisão desagradou alguns colegas. O secretário da Mesa Diretora, Carlos Ranzi (MDB), apresenta Projeto de Resolução para instituir as gravações em formato de áudio e audiovisual “como ferramentas de acesso à informação permanente”.


Consenso

Amanhã ocorre uma reunião com líderes de todos os principais partidos de Encantado. Na pauta, a decisão sobre o possível consenso entre as siglas para a eleição majoritária de novembro.

Acompanhe
nossas
redes sociais