A importância de planejar a inclusão de tecnologia nos projetos residenciais

Conteúdo Patrocinado

A importância de planejar a inclusão de tecnologia nos projetos residenciais

Apresentado por

Quando o assunto é construção, seja uma reforma ou uma nova residência, as expectativas são grandes quanto ao estilo, funcionalidade, conforto. Mais do que um ambiente agradável e aconchegante, também é preciso planejar a inclusão das mais recentes tecnologias no imóvel.

Um dos grandes desafios dos arquitetos e engenheiros é prever no projeto, estrutura para automação, rede wi-fi, segurança e controles de acesso. De acordo com o coordenador de Projetos Técnicos da Olicenter, Daian Feldens Siqueira, hoje as residências estão cada vez mais tecnológicas e o sinal de internet é uma necessidade para todos.

“Provedores utilizando tecnologia de transmissão por fibra óptica, conseguem disponibilizar acesso cada vez mais rápido em residências, onde os tradicionais roteadores domésticos não conseguem atender”, lembra. Segundo ele, em casas e apartamentos com muitos cômodos, os repetidores de tomada não dão conta  da cobertura wi-fi com qualidade, porque seu uso degrada muito o desempenho da rede.

“Para podemos desfrutar de toda essa velocidade e atender toda necessidade de estar sempre conectados, é que precisamos projetar nossa rede de distribuição de sinal wireless”, aponta. Para uma rede wireless funcional e sem gastos desnecessários, é preciso um projeto que viabilize sinal em todos os ambientes da residência, sejam internos e externos, áreas de lazer.

Características do projeto

De acordo com Siqueira, um projeto adequado deve contemplar uma entrada de serviços, por onde os provedores de telefonia, internet e TV enviam o sinal. Dessa forma é possível concentrar os equipamentos a partir deste ponto, para poderem distribuir até os locais da residência onde estão previstas a utilização dos serviços.

“A previsão da passagem de cabeamento para atender toda a planta, deve ser feita no projeto”, destaca. Segundo ele, assim como é previsto a distribuição de água e energia na planta, também é necessário prever a comunicação dos serviços de tecnologia.

“Toda a necessidade que não for planejada, após a construção finalizada, aumenta os custos e fica fora do padrão da obra”, alerta. Siqueira destaca a gama de produtos disponíveis que alinham tecnologia com design diferenciado, de forma a proporcionae sofisticação ao projeto e valorizar o imóvel.