Protesto em frente ao Piratini

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Protesto em frente ao Piratini

Em primeiro lugar, parabéns aos bravos contribuintes do Vale do Taquari que enfrentaram a chuva e demais adversidades e foram protestar junto às obras da ponte da ERS-130 no sábado. Eram centenas de agentes públicos e privados de diversas cidades e setores unidos em um só propósito: fazer com que o governo estadual acelere a reconstrução da travessia sobre o Rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado. Em segundo lugar, restou claro que será preciso ir além do protesto em âmbito local.

Ao menos é esse o sentimento e a intenção dos líderes da manifestação. Nos bastidores, e caso o recado de sábado não seja levado a sério em um curto intervalo de tempo pelas autoridades estaduais, os idealizadores do movimento pacífico arquitetam um novo levante popular em solo porto-alegrense, em frente ao Palácio Piratini e à Assembleia Legislativa. Ou seja, e caso os representantes do Executivo e do Legislativo não acordarem de uma vez por todas para as dores diárias da nossa comunidade, a pressão será ainda mais forte.

Foto: Rodrigo Gallas

MPF verifica contrato com a CCR

Uma denúncia de um morador de Lajeado levou o Ministério Público Federal (MPF) a abrir um procedimento para verificar eventual descumprimento de contrato por parte da CCR Viasul, no que diz respeito ao alargamento da pista (e das pontes) no trecho entre Lajeado e Estrela. O denunciante alega que a ampliação da ponte sobre o Rio Taquari não segue o mesmo padrão de outras pontes e viadutos, com três faixas de rolamento e um acostamento. E a concessionária será chamada para apresentar documentos que comprovem – ou não – a regularidade das obras.

Estiva vai melhorar o fluxo

O governo estadual acerta ao iniciar a construção de uma estiva no Rio Forqueta, ao lado da ponte do exército, entre os bairros Olarias, em Lajeado, e Forqueta, em Arroio do Meio. Com a estrutura, orçada em R$ 2 milhões e prevista para ser entregue em poucas semanas, será possível garantir um fluxo mais harmonioso no trecho em si, com duas vias. Entretanto, e isso também é responsabilidade do governo estadual, é preciso garantir qualidade nas vias municipais. E o principal: não podem utilizar a estiva como bengala para esmorecer o ritmo das obras na ERS-130.

Rafael está seguro e tranquilo

A primeira entrevista do Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano após a operação da Polícia Federal demonstrou um Rafael Mallmann (UB) tranquilo. Tanto com relação às denúncias de supostos crimes licitatórios junto ao Consisa, que envolveriam a compra de lousas digitais interativas, como também sobre possíveis impactos na futura gestão municipal da esposa Carine Schwingel (UB), em Estrela. Da mesma forma, o ex-prefeito se mostrou seguro quanto ao futuro no governo estadual e os planos para 2026. Essas foram as primeiras impressões, reforço. Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Homenagens (e mais prevenção) em Roca Sales

TIRO CURTO

– Em Estrela, o prefeito Elmar Schneider (MDB) trocou novamente a data de inauguração da ponte sobre o Arroio Boa Vista. Inicialmente era dia 15 de dezembro. Depois passou para 21 de dezembro. E agora a previsão é 31 de dezembro, após o Natal.
– Prefeita eleita de Lajeado, Gláucia Schumacher (PP) se reuniu ontem pela manhã com os futuros secretários municipais. Mas ainda não divulgou o futuro – ou futura – responsável pela Secretaria de Administração.
– Em Teutônia, segue a expectativa pelo andamento do processo sobre as contas e a gestão da Cooperativa Languiru junto ao Ministério Público. Mas vale lembrar: apesar da proatividade, o promotor de justiça só deve se manifestar sobre o caso em 2025.
– Ex-prefeito de Imigrante e ex-secretário da Saúde de Estrela, Celso Kaplan (PP) não atua mais na Sesa de Lajeado e agora está cotado para assumir a área da saúde em Cruzeiro do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais