A importância das réguas!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A importância das réguas!

Por

Lajeado

As réguas linimétricas não impedem enchentes. Mas é uma primeira resposta da sociedade ao desastre que atingiu o Vale do Taquari no dia 9 de julho. A falta de um controle efetivo e de formas de monitoramento próprias na parte baixa da região comprometeu os serviços de evacuação da Defesa Civil, dos moradores e dos empresários. A sensação geral é de que o prejuízo poderia ter sido menor. E poderia. Fato é que a enchente do mês passado provocou a comunidade. E a comunidade, independente do poder público, aceitou a provocação!

O primeiro ato partiu do Corpo de Bombeiros Voluntários Imicol, em Colinas. Por meio de doações, eles buscam oito réguas para instalar às margens do rio Taquari. Nesta semana, outra ação voluntária ilustrou as páginas impressas do Jornal A Hora e mexeu com os brios de quem tem a obrigação de garantir a segurança dos vulneráveis. Moradores, empresários e voluntários pintaram uma série de réguas na parte mais carente e vulnerável do Bairro Centro de Lajeado, na área popularmente conhecida por “Cantão do Sapo”.

Um dia depois, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) também demonstrou atitude e instalou seu marco. “Só um levantamento pluviométrico da bacia Taquari-Antas atenderá o objetivo técnico de monitoramento das cheias. Isto é o que dará resultado. A instalação da régua é um símbolo de que estamos atentos”, resume o presidente Cristian Bergesch. O projeto foi desenvolvido pelos professores da Univates Sofia Royer Moraes, engenheira ambiental, e Rafael Eckhardt, biólogo, com auxílio da arquiteta Kátia Eckert.

No âmbito público, destaque para o Executivo de Arroio do Meio, que instalou um marco no Bairro Navegantes, próximo ao balneário do Rio Taquari. E também para o Governo de Lajeado, que cumpriu a promessa de instalar a primeira régua no Parque dos Dick dentro de um período de 30 dias (foto). Agora o desafio é garantir uniformidade técnica das medidas. Afinal, a Defesa Civil de Estrela afirma que a enchente passada atingiu 27,65m, e a CPRM registra 27,39. São 26 cm de diferença. E isso é área e água para muita enchente!


PP abraça o Novo

Nessa terça-feira, escrevi sobre o incômodo causado pelo Partido Novo em determinadas alas da Situação. Tudo por que o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), anda próximo aos liberais. Em resposta, o presidente municipal do PP, Natanael dos Santos (foto), é taxativo. “O PP não está incomodado com o fato. Justamente o contrário. É momento de fortalecer as alianças e a coligação com a base aliada. Tanto com o Novo, e com o PSDB”, afirma. Já pelos lados da Oposição, o possível (re) acerto entre MDB e PT é tratado a sete chaves.


Vibee Unimed

Neste domingo, encerra-se o prazo para inscrições no Programa de Aceleração do Vibee Unimed – o hub de inovação da cooperativa médica. “Já temos 60 startups de todo o Brasil inscritas. A ideia é auxiliá-las no seu desenvolvimento por um período de seis meses”, explica o coordenador do espaço, Rafael Zanatta. Mais detalhes no site www.vibeeunimed.com.br.


Transporte escolar

O governo de Teutônia anuncia um plano de auxílio financeiro aos transportadores escolares do município durante a pandemia. O auxílio de 50% do valor mensal contratado se tornou possível por meio de lei aprovada pela câmara de vereadores. E os demais municípios?


SIM em Lajeado

Nessa quinta-feira, o governo de Lajeado publicou no Diário Eletrônico a troca de comando do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A servidora efetiva Paulo Luciana Kern substituiu Bruna Salles. Ambas são Médicas Veterinárias concursadas.


Consenso confuso

Em Encantado, o fim de semana será de negociações entre líderes do PDT, PTB, MDB, PT, PSB, PSDB e PP. O debate sobre um eventual consenso para o pleito de novembro, unindo esquerda, centro e direita, divide opiniões. Muitos não levam a sério o assunto.

Acompanhe
nossas
redes sociais