Um Novo PP?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um Novo PP?

Por

Vale do Taquari

A ligação do prefeito de Lajeado com o Partido Novo agita os bastidores. A proximidade de Marcelo Caumo – que é do Partido Progressista – com a sigla de cor laranja iniciou na véspera do pleito de 2016 e persistiu durante esses três anos e meio de governo, com direito a “live” durante a pandemia. E agora, diante de um novo período eleitoral, as decisões estratégicas da provável coligação voltam a passar por representantes do Novo. E isso está gerando “pequenos ruídos” com outras siglas ou apoiadores do gestor. E também pode alimentar e abastecer alguns setores da própria Oposição. Cabe ao prefeito alinhar certas vaidades!


Oportunidade x Necessidade

Em entrevista ao programa Frente e Verso, a Gerente Regional do Sebrae/RS Liane Klein falou sobre a “onda” de novos Micro Empreendedores Individuais (MEI) em meio à pandemia do novo coronavírus. E demonstrou preocupação. Segundo ela, e antes do período de isolamento social, a abertura dessas pequenas empresas era uma decorrência natural das novas oportunidades. Agora, é uma decorrência da necessidade gerada pela extinção de inúmeros postos de trabalho. Ou seja, é muito preocupante!


O Pão de Santa Clara

Ontem, durante a Feira Agroecológica, o governo de Santa Clara do Sul apresentou um novo produto turístico: trata-se do Pão de Santa Clara de Assis. Produzido por uma agroindústria familiar da cidade, a especiaria foi apresentada para secretários municipais de turismo e também para a direção da Amturvales. À santa, que é a padroeira da cidade, é atribuído o chamado “Milagre do Pão no Mosteiro de São Damião”.


Cultura em Estrela

O Governo de Estrela protocolou projeto de lei para criação do Sistema Municipal de Cultura. A proposta surge após acordo de cooperação federativa firmada entre o Ministério da Cultura e o município. A ideia, segundo Mensagem Justificativa, é “garantir a execução de projetos na área cultural, beneficiando os artistas e entidades culturais, que terão mais oportunidades e incentivos no município, bem como tem por finalidade permitir que o município possa receber neste momento a renda emergencial destinada para os artistas municipais”.


Hotel na Av. Piraí

O contrato entre o Grupo Igor Tonello Participações, de Bento Gonçalves, e os proprietários de uma área na Av. Piraí, em Lajeado, foi oficialmente assinado nessa segunda-feira. A complexa negociação para a construção de um hotel de alto padrão no novo polo comercial do Vale do Taquari foi intermediada pela Imobiliária Lajeado. As obras do novo empreendimento devem iniciar em 2021, sob os cuidados de uma construtora da região, e a previsão é disponibilizar cerca de 150 quartos. O objetivo é atrair eventos ligados ao turismo de negócios.


Política e pandemia

O PTB de Teutônia avisa: Paulo Brust abre mão de sua pré-candidatura a prefeito. A decisão foi tomada em conjunto. Em nota, a sigla se posiciona. “Foram inúmeras tratativas com objetivo de conciliar as ideias que vinham recebendo grande número de adeptos. No entanto, por respeito aos protocolos estabelecidos pelo Distanciamento Controlado, frente à pandemia da covid-19, entendemos que não haveria tempo de apresentarmos todas as nossas ideias e projetos de forma clara e adequada para a sociedade.”


Mobilidade Urbana

O projeto do Plano de Mobilidade Urbana de Teutônia iniciou em janeiro e deve ser entregue ainda em agosto. A previsão é do prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB). O documento será assinado pela empresa Procidades Consultoria e Planejamento Urbano, contratada por meio de licitação no início do ano, a um custo de R$ 149,3 mil. Já em Lajeado, o plano é desenvolvido pela Imtraff Consultoria e Projetos de Engenharia, contratada por R$ 105,9 mil.


O direito de “ir e vir”

Procurador-Geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen (foto) ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra dois artigos do decreto municipal da prefeitura de Pelotas, que instauraram por conta própria o famigerado “lockdown” na cidade. O presidente do Tribunal de Justiça, Voltaire de Lima Moraes, em decisão liminar, acatou a ação.

O MP sustenta que ações que atingem o direito do cidadão de ir e vir são inconstitucionais. Mas o faz de forma um tanto contraditória. “Dada a gravidade da crise sanitária, não resta dúvida de que os direitos individuais podem e até devem sofrer limitações bem mais severas do que ordinariamente se verificaria; contudo, mesmo assim, existem lindes insuperáveis”.


Prudência!

Ontem, escrevi sobre um projeto de lei protocolado pelo vereador Fabiano Bergmann (PP), que concedia o título de Cidadão Lajeadense para o Senhor Clecio Altair de Vargas. Não é nada contra o homenageado, eu reforço. Mas, na opinião de alguns estrategistas de plantão, a matéria pode configurar abuso de poder político em ano eleitoral. Ainda nessa terça-feira, e de forma prudente, o Progressista retirou a própria matéria e pôs fim à incipiente polêmica.

Acompanhe
nossas
redes sociais