Uma descentralização natural

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Uma descentralização natural

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O novo Plano Diretor de Lajeado tem a missão de nortear o desenvolvimento e o progresso da principal cidade do Vale do Taquari. E mais. O planejamento para as próximas duas décadas também possui a premissa de organizar o crescimento natural do município, com especial atenção à descentralização dos polos comerciais. Pouco a pouco, e o “monopólio” da Rua Júlio de Castilhos vai ficando no passado. Com isso, outros bairros e avenidas surgem como novas vitrines comerciais da região. E isso é muito bom!
Na edição desse fim de semana, escrevi sobre a Av. Piraí, no São Cristóvão (foto) – já chamada de “Paulistinha”, nos bastidores, em alusão à Av. Paulista. Por lá, e além dos imponentes prédios da Sicredi e da Unimed, o ponto conta com um novo centro comercial em amplo desenvolvimento e aguarda ansiosamente pela construção de um hotel direcionado a eventos de negócios e grupos empresariais. A negociação para o uso da área e para a construção deste novo empreendimento envolve investidores e a promessa é iniciar as obras em 2021.

A descentralização também atinge a quase intocável Av. Alberto Muller, permeia o Universitártio, se instala às margens da BR-386, e também é verificada na própria área central. É isso mesmo. Desde o início da pandemia, a Rua Bento Gonçalves – paralela à rua Júlio de Castilhos – é destino de muitos empreendedores. Em todo o trecho da via, em especial a “parte alta”, uma gama de novos empreendimentos. Pubs, lojas de móveis e decoração, estabelecimentos de vestuário, barbearias e lojas comerciais de diferentes segmentos brotaram em meio ao novo coronavírus. Ah, e se o governo caprichar na iluminação pública, essa via pode ficar ainda mais atrativa.

E o melhor. Tudo isso ocorre sem grandes prejuízos à principal via comercial da região. E este é um ponto positivo que precisa ser levado em conta neste momento de crise. Na Rua Júlio de Castilhos, e apesar das altas cifras cobradas no aluguel dos imóveis, a procura segue bastante acentuada por parte dos investidores e empreendedores. Ou seja, a necessária descentralização é decorrente da expansão natural de negócios em Lajeado. Não é uma mera realocação de tudo que já está posto. E isso, claro, é muito bom!


Campanha antecipada?

Em Teutônia, as divergências políticas já foram parar na Justiça. Em julho, os diretórios municipais do PSL e DEM ingressaram na Justiça Eleitoral da Comarca (125ª ZE) para denunciar suposta propaganda antecipada por parte dos pré-candidatos do PDT local. Os pedetistas publicaram e compartilharem postagens com slogan contendo as cores e número do partido. Na petição inicial, os opositores cobravam a remoção do conteúdo e uma multa de R$ 5 mil por candidato.

A juíza Patrícia Stelmar Netto rejeitou a ação. Segundo a magistrada, a lei eleitoral permite a divulgação de pré-candidaturas, vetando apenas o pedido explícito de voto. Mesmo assim, os diretórios do PSL e do DEM ingressam com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por meio do advogado Juliano Heisler. “É um tema duvidoso. Queremos apenas esclarecer as regras do jogo”, salienta ele. Sobre o recurso, Heisler informa que já foram protocoladas as contrarrazões.


Movimentações

As movimentações partidárias seguem em alta rotatividade durante a pandemia. Em Teutônia, o PP confirma Ariberto Magedanz (foto) como pré-candidato a prefeito, e a vereadora Keetlen Link (MDB) segue na lista de possíveis pré-candidatos a vice. Além deles, Celso Aloísio Forneck (PDT) e Aline Röhrig Kohl (Cidadania) devem formar a outra chapa de oposição ao atual governo. Já em Estrela, a filha do ex-prefeito Celso Brönstrup, Martina Brönstrup, anunciou nas redes sociais a sua pré-candidatura a vereadora, e também confirmou apoio da família ao pré-candidato a prefeito Elmar Schneider (PTB).


Luto em Pouso Novo

O ex-prefeito de Pouso Novo, Ângelo Bonacina, morreu no sábado, aos 89 anos, vítima da covid-19. É o primeiro óbito em virtude da doença naquele município. Bonacina foi chefe do Executivo por duas gestões, de 1993 a 1996, e de 2001 a 2004, e também fez parte da Comissão Emancipacionista de Pouso Novo. O atual prefeito Aloísio Brock decretou luto oficial de três dias. Bonacina estava internado fazia dez dias no Hospital Pompéia, de Caxias do Sul.


Homenagem?

Faltando pouco mais de três meses para o pleito municipal, o vereador Fabiano Bergmann (PP) protocolou um projeto de lei para conceder título de Cidadão Lajeadense para o Senhor Clecio Altair de Vargas. Não é nada contra o homenageado, claro. Mas esse tipo de proposta por parte dos vereadores já é bastante questionável em anos “normais”. Em ano eleitoral, então, a matéria fica ainda mais complexa. Para alguns, isso pode configurar abuso de poder político.

Acompanhe
nossas
redes sociais