Um novo hotel em Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um novo hotel em Lajeado

Por

Atualizado sábado,
08 de Agosto de 2020 às 10:37

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O primeiro hotel da bandeira Vuiello Hotels deverá ser construído na Av. Piraí, no Bairro São Cristóvão. A negociação foi praticamente finalizada nesta quinta-feira entre os empresários do Grupo Igor Tonello Participações e a Imobiliária Lajeado. Será mais um empreendimento administrado pela Tonbass Áreas Nobres, e as obras devem iniciar em 2021. A intenção é oferecer o produto para investidores, com a promessa de um espaço de alto padrão e focado em eventos e grupos empresariais.

A negociação iniciou em 2019. Em setembro, os empreendedores apostavam em uma área próxima ao Parque do Imigrante. À época, se falava em um investimento próximo a R$ 35 milhões. Entretanto, as negociações não avançaram e o grupo optou pelo moderno centro comercial do São Cristóvão. Os detalhes e dimensões do empreendimento serão divulgados na próxima semana. “Serão em torno de 150 quartos de alto padrão. Já estamos desenvolvendo o projeto arquitetônico”, adianta o empresário Igor Tonello.

Com o empreendimento, a Av. Piraí se consolida ainda mais como um grande polo comercial do Estado. Além dos belíssimos e modernos prédios da Unimed e da Cooperativa Sicredi, o ponto também será agraciado com um novo e inovador parque municipal e, futuramente, ainda deve abrigar um dos mais altos prédios residenciais do Rio Grande do Sul. Próximo à BR-386, ao Shopping Lajeado e à Universidade do Vale do Taquari, o espaço tem se tornado uma verdadeira “menina dos olhos de ouro” na cidade.


Parklets…em Teutônia!

“Valorizar o comércio local e atrair mais consumidores.” É com este jargão que o governo de Teutônia inaugura a reforma da Rua Capitão Schneider, no bairro Canabarro. Entre as novidades, o parklet, essa pequena extensão da calçada. A cidade é a primeira do Vale do Taquari a instalar o dispositivo que serve para, entre outros fatores, humanizar as vias públicas. Ah, e não foi necessária a autorização da Câmara de Vereadores!


Nossa história!

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) acerta em cheio com o programa intitulado “Salvaguarda do Patrimônio Documental Histórico de Lajeado”. A ação busca transformar boa parte do acervo do Arquivo Histórico Municipal em arquivos digitais para serem disponibilizados no site da prefeitura. Já foram digitalizados 434 exemplares de um total de 508 contemplados pelo edital do Governo do Rio Grande do Sul.

O trabalho é realizado pelo Centro de Memória, Documentação e Pesquisa do Museu de Ciências da Univates (CMDPU). Há um vasto acervo de documentação avulsa (requerimentos, ofícios, cartas e outros), acervo iconográfico, mapoteca, impressos (legislação e relatórios Federais, Estaduais e Municipais), biblioteca especializada, e Códices (livros manuscritos), que compreende o período relativo ao final do século XIX até o século XX.


“Vamos tocar a vida”

A histeria coletiva a cada declaração do presidente Jair Bolsonaro é um fato a ser analisado. Não simpatizo com uma série de medidas – e declarações – do nosso chefe maior da nação. E por vezes custo a acreditar que ele foi o escolhido pela maioria dos eleitores para representar o Brasil mundo afora. Mas isso são coisas da vida. E é preciso respeitar, sempre, a decisão da maioria. É preciso tocar a vida. Aliás, essa é uma frase pra lá de comum em nosso dia a dia. Especialmente em momentos de tristeza, de perdas, doenças e afins.

Trata-se de uma injeção de ânimo rotineira. Mas como a fonte dessa afirmação é Jair Bolsonaro, e o contexto eram as mortes decorrentes da Covid-19, a frase tomou rumos incompreensíveis. “A gente lamenta todas as mortes, já está chegando ao número 100 mil. Vamos tocar a vida. Tocar a vida e buscar uma maneira de se safar desse problema”, disse ele. Incrivelmente, a inocente frase gerou mais repercussão do que o anúncio de R$ 1,9 bilhão para produção e eventual distribuição da avançada “Vacina de Oxford” no país.

Acompanhe
nossas
redes sociais