Novos e velhos hábitos!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Novos e velhos hábitos!

Por

Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os novos hábitos não podem ser acompanhados dos velhos hábitos dos brasileiros. O aumento no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), em especial as máscaras descartáveis, precisa estar acompanhado de outras boas práticas. Entre essas, claro, colocar o lixo no lixo. E mais do que isso. Muito embora não seja um equipamento médico, a máscara “anti-Covid-19” está sendo usada como um e, como tal, pode carregar contaminação. Daí a importância de, além de cuidar da higienização antes da reutilização do “novo” artefato, no caso das de pano, fazer o descarte de forma diferenciada. Ou, no mínimo, não jogá-las ao chão.


Régua em Colinas. E em Lajeado?

Nessa quinta-feira, o Corpo de Bombeiros Voluntários Imicol recebeu o Alvará de Licenciamento do Meio Ambiente para implementar uma régua de controle do nível do Rio Taquari em Colinas. Aplausos aos voluntários, mais uma vez. Em todo o Vale do Taquari, e após os prejuízos do último evento, este é o segundo movimento em busca de um melhor monitoramento das enchentes. O primeiro foi anunciado pelo prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, no dia 15 de julho. Ele garantiu que instalaria uma régua em até 30 dias. Da mesma forma, novas réguas podem surgir no centro antigo de Lajeado, mas com patrocínio privado!


Perguntas e silêncios!

Talentosa, inventiva e irrequieta, a jornalista lajeadense Laura Peixoto lança sua quarta obra literária: “Engole esse choro”. Na capa, uma belíssima arte sobre a foto do nosso saudoso Sebaldo. Nas folhas de papel, publicadas pela Editora Libélula, uma profunda e imperiosa reflexão sobre o nosso obscuro momento. “Uma cidade que poderia ser a nossa, em 1974. Uma família classe média com seus vizinhos e suas intrigas politicas. Cartas. Uma narrativa ficcional, com perguntas e silêncios que chegam sem respostas até o ano de 2019”, explica a querida autora. O lançamento é agora, em agosto. Com tele-entrega! Sucesso, Laurinha.


Bastidores da política

Em Teutônia, o PDT trabalha para realinhar os líderes internos. Há ruídos. E também há insatisfações por parte de quem é preterido nos debates. Celso Forneck, por ora, é o nome mais forte dentro do partido e o pré-candidato a prefeito. Mas os debates ainda envolvem membros do MDB e do PP – cujos líderes também enfrentam ruídos –, essencialmente sobre as pré-candidaturas a prefeito e vice em 2020 e em 2024.

Bastidores da política II

Em Colinas, a Câmara de Vereadores encaminhou ofício ao Ministério Público (MP) informando sobre suposto “descumprimento de lei municipal que autoriza a prestação de serviços pelo Poder Público com equipamentos rodoviários nas zonas urbana e rural daquele Município”. Definitivamente, as polêmicas têm certa dificuldade de serem resolvidas entre os poderes Executivo e Legislativo na charmosa cidade.

Bastidores da política III

Em Lajeado, o PSDB reformula a lista de pré-candidatos a vereador. Em maio passado, o ex-assessor parlamentar do vereador Ederson Spohr (MDB), Guilherme Bolsi – que é neto do ex-presidente da Câmara, Felice Bolsi, e filho do ex-vereador, Léo Bolsi –, anunciou sua filiação ao partido tucano, e também a sua pré-candidatura. Entretanto, dois meses após o anúncio, e por motivos particulares, ele desistiu de concorrer pelo PSDB.

Bastidores da política IV

O Ministério Público abriu inquérito civil para verificar se está havendo “preterição dos candidatos aprovados no Concurso Público aberto pelo Edital n. 022/2019 por cargos comissionados e/ou servidores contratados temporariamente, o que caracterizaria violação aos princípios regentes da Administração Pública”. O fato é verificado pelo promotor Neidemar Fachinetto na Prefeitura de Santa Clara do Sul.


Havan em Lajeado

Nesta sexta-feira, às 12h50min, os diretores das Lojas Havan protocolaram o pedido de Licença para Construir. O empreendimento terá 17,8 mil metros quadrados, com estacionamento no subsolo, e será erguido junto ao entroncamento da BR-386 com a Rua Bento Rosa. O projeto prevê a réplica da Estátua da Liberdade.

Acompanhe
nossas
redes sociais