A casa dos estudantes!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A casa dos estudantes!

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) iniciou a obra do seu inovador complexo residencial estudantil. A estrutura será construída em parceria com o grupo Mitre, de São Paulo, na esquina das avenidas Avelino Tallini e Alberto Müller, junto à rótula e em frente ao prédio 16. O investimento é superior a R$ 30 milhões e o conjunto de prédios terá capacidade para 445 estudantes. A ideia da instituição é disponibilizar valores diferentes nas mensalidades da Graduação: com ou sem residência. Com certeza, será um grande passo para atrair alunos e trazer ainda mais conhecimento ao Vale do Taquari.

O grupo Mitre tem como parceira a empresa norte-americana RedStone, com expertise em administrar esse tipo de empreendimento. A Univates aposta neste know how para levar adiante um projeto alimentado desde 2015. Naquele ano, a instituição havia firmado outra parceria com um grupo de empresários lajeadenses para a construção de um hotel. Porém, diante da crise financeira que recaiu sobre todo o solo nacional, o negócio não evoluiu. Agora, é só uma questão de tempo para a inauguração do moderno espaço. Nesta semana, iniciaram os serviços de limpeza do terreno.

A proposta é inspirada na Universidade Makenzie e na USP. A residência da Univates será a terceira do país nesses moldes, informa o Reitor Ney Lazzari. Haverá unidades individuais ou com até quatro estudantes. Cada uma contará com uma pequena cozinha, banheiro, ar condicionado e outros confortos. Já o conjunto habitacional terá cozinhas coletivas amplas e equipadas, lavanderia, minimercado, espaços para estudo, lazer e convivência. Tudo próximo ao Complexo Esportivo, Teatro e Biblioteca da Univates. E tudo com muito bom gosto!


Expovale 2020 ou 2022?

O futuro da 22ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços (Expovale) pode ser decidido nesta quarta-feira, durante reunião da Comissão Organizadora. Agendada para ocorrer entre os dias 6 e 15 de novembro de 2020, no Parque do Imigrante, em Lajeado, a exposição deve ser cancelada em função da pandemia. A partir disto, será preciso ajustar nova data. Em 2021, o calendário local está reservado para a 10ª Feira de Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari, a Construmóbil. A solução seria realizar a 22ª Expovale só em 2022.


Salvem a ERS-129!

Nessa terça-feira, os presidentes das Câmaras de Vereadores de Colinas e Estrela, Rodrigo Horn (MDB) e João Braun (PP), participaram de videoconferência com o Secretário Estadual dos Transportes Juvir Costela. Em Brasília, os prefeitos de ambas as cidades também debatem a plena recuperação da ERS-129, especialmente no trecho entre as duas cidades. Já deteriorada pela ação do tempo e o peso dos veículos, a rodovia ficou ainda pior após a enchente do dia 9 de julho. É urgente a recuperação. Assim como é urgente a construção de uma pista “extra” para pedestres e ciclistas, e uma elevada no acesso a Colinas.

Acompanhe
nossas
redes sociais