Youtubers por acaso

Comportamento

Youtubers por acaso

Vando e Fabi publicaram o primeiro vídeo em 2017 e o sucesso foi instantâneo. Logo transformaram o amor pelas suculentas em negócio e em um novo estilo de vida

Por

Atualizado sexta-feira,
14 de Julho de 2020 às 13:36

Youtubers por acaso
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Tudo começou com um terrário. Vando Costa, 45, se recorda de quando comprou seu primeiro smartphone, baixou o aplicativo Pinterest e viu a foto de um terrário. Encantado com a delicadeza da peça, mostrou a foto para a esposa Fabi Cruz Costa, 39, e juntos procuraram um lugar na região onde pudessem adquirir o seu.

Sem conseguir encontrar, Vando decidiu construir um. Comprou um recipiente de vidro, algumas plantas e procurou por algumas pedras para decorar. “Postei no Facebook, todo exibido, e logo uma vizinha já me chamou querendo um. Postamos só para mostrar e naquela semana já começamos a vender”.

Ao perceber uma oportunidade de negócio, Vando decidiu estudar sobre as plantas mais indicadas para terrários e minijardins. Assim conheceu os cactos e as suculentas. “Quando vi, já estávamos colecionando”, ri. Hoje, o casal exibe com orgulho e carinho a coleção com mais de mil exemplares que se espalham pelo quintal da casa onde moram, em Lajeado.

Depois de criar uma página no Facebook para divulgar seu trabalho com os terrários e minijardins, Vando e Fabi decidiram criar um canal no Youtube. “Tentamos três vezes, mas sempre dessitiamos. Tínhamos um pouco de vergonha e dificuldades de dicção”, lembra Fabi.

Um dia, resolveram arriscar e publicaram um vídeo. De forma simples, gravado com o celular, falando sobre os cactos e suculentas. O sucesso logo chegou. “Nossa meta eram cinco mil inscritos em um ano, o que já considerávamos muito. Para nossa surpresa, em um ano já havia passado de 50 mil”.

No canal, Vando e Fabi dão dicas sobre o cultivo de cactos e suculentas, ensinam como plantar, regar e podar, montar arranjos e identificar plantas. Além disso, também mostram um pouco de sua rotina e os passeios no sítio da família de Fabi, em Canguçu.

“Gostamos de retratar a vida simples do campo. Por vezes mostramos um objeto ou situação que para nós é até banal, mas muitas pessoas que assistem nunca viram ou têm recordações de infância com aquilo”.

Toda a produção fica por conta do casal, que filma e edita os vídeos, bem como as fotos que abastecem a página no Facebook e o perfil no Instagram. Com a ajuda dos filhos, já planejam um site onde os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre as espécies cultivadas e vendidas pelo casal

O canal trouxe grande divulgação e logo Vando e Fabi passaram a receber visitas e  pedidos de todo o país, além de muito carinho por meio de mensagens de quem já tornou rotina esperar os vídeos do casal nos domingos de manhã.

Como os terrários não podiam ser transportados sem quebrar ou vivar, o casal passou a comercializar os enfeites e as plantas para quem quer montar o seu minijardim ou dar mais vida ao lar com as plantas. Assim surgiu a Vando & Fabi Catos e Suculentas

Um novo começo

Vando também é músico e o casal se recorda bem do dia em que se conheceu, em uma festa onde ele tocava. Depois de um tempo, começaram a namorar e Vando foi morar com a amada na chácara dos sogros, onde viveram por 15 anos e tiveram os  filhos Thalis, 21, e Luan, 15.

Em 2012, mudaram-se para Lajeado para facilitar o acesso das crianças à escola. “A cidade nos acolheu, mas temos muito carinho pela nossa terra e visitamos sempre que possível”.

Em Canguçu, o casal trabalhava com agricultura. A falta de interesse dos filhos em seguir na profissão também foi motivo para a mudança. Hoje o mais velho é programador e o mais jovem também se interessa pela área. Juntos, auxiliam os pais no novo negócio, principalmente no que envolve tecnologia.

Há cerca de um ano e meio Fabi deixou o emprego onde atuava como auxiliar de cozinha para se dedicar em tempo integral ao novo negócio. “Eu detestava cozinhar, hoje não me vejo sem as plantas. O que mais gosto de fazer é acordar e ir lá ver como estão,  se não surgiu um fungo, se abriu uma flor. Não trocaria por nenhum outro trabalho”.

Em novembro de 2019, apesar do medo de arriscar em algo novo, foi a vez de Vando também abir mão do emprego como porteiro para se dedicar aos cuidados com as plantas. Para ele, além de agora trabalharem com algo que gostam, a qualidade de vida foi a melhor mudança que o novo negócio proporcionou. “Foi a melhor coisa que nos aconteceu”

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais