Isso não é um elogio

Opinião

Amanda Cantú

Amanda Cantú

Jornalista

Colunista do caderno Você

Isso não é um elogio

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Se você é mulher, com certeza já ouviu algumas frases um tanto duvidosas sendo utilizadas para te elogiar. Sabe aquele elogio que você até agradece, mas, no fundo, sente que tem algo errado? Então, isso não é um elogio.

“Você é tão bonita de rosto”, “você é uma mulher conservada”, “sua beleza é exótica” ou então “você está tão bonita vestida/maquiada assim que nem te reconheci”.
Percebe o erro nisso tudo? O primeiro comentário esconde gordofobia. O segundo supervaloriza a juventude, como se a velhice, algo natural da vida e impossível de controlar, te tornasse menos bonita.

Exótico é um adjetivo para algo estranho ou extravagante, logo, reforça os padrões de beleza irreais que nos são impostos. O último comentário não é um elogio, pois se estou tão bonita ao ponto de não me reconhecerem, quer dizer que, sem uma super produção, não sou bonita?

Se você for uma mulher negra, a situação é ainda pior. Você já deve ter escutado coisas horríveis como “você é uma negra bonita” ou “mulata tipo exportação”. O primeiro nem precisa ser explicado e o segundo remete à escravidão. Ambos são racistas. São agressões, não elogios.

Outra forma muita errada de elogiar uma mulher é comparado-a com outra. Pior ainda se a comparação ofende a outra mulher. “Você não é como as outras”. “Você é mais bonita que a fulana”. “Você é melhor que a minha ex”. Comentários assim só reforçam uma cultura de rivalidade feminina que em nada nos beneficia, pelo contrário.

Além disso, nunca sabemos o que se esconde por trás de um sorriso e um “obrigada”. Você não sabe qual a relação da pessoa com sua imagem. Não conhece a bagagem que ela carrega, os traumas que ela esconde. Um “simples” comentário pode ser gatilho para muito sofrimento.

Então, antes de elogiar, que tal pensar bem nas suas palavras? Você pode substituir preconceitos e comparações por “você tem uma energia linda”, “amo a sua personalidade”, “o seu trabalho naquele projeto foi incrível”, “você é uma pessoa forte”, “você me inspira”, “você é uma amiga/mãe/parceira maravilhosa”, “você tem um coração lindo”.

Não é difícil dissociarmos os elogios da aparência, quando temos tantas outras coisas mais importantes para destacar, coisas que podemos controlar ou escolher, como o jeito de ser, diferente de nossa forma física, que nasceu com a gente ou que depende de muitas variáveis dolorosas ou inalcançáveis para modificar.

Aprenda a ver e a celebrar o que realmente importa nas pessoas. E não aceite preconceitos, julgamentos ou comparações como elogios. A mulher do seu lado não é sua rival e você é muito mais do que o seu corpo.

Acompanhe
nossas
redes sociais