Governador abre oportunidade para prefeitos flexibilizarem abertura do comércio

Coronavírus

Governador abre oportunidade para prefeitos flexibilizarem abertura do comércio

Restrições permanecem para regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra até o fim de abril

Por

Governador abre oportunidade para prefeitos flexibilizarem abertura do comércio
(Foto: Divulgação/Palácio Piratini)
Estado

O governador Eduardo Leite afirmou que o decreto de restrição das atividades terá mudanças. A principal é repassar aos prefeitos de cidades com menor incidência de contágio do novo coronavírus.

A exceção fica para as regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra, onde estão mais de 50% dos casos da covid-19. As demais cidades do Interior do Estado poderão flexibilizar a abertura de todos os setores do comércio, obedecendo os protocolos de higiene e proteção.

Para isso, os prefeitos terão de justificar a iniciativa por meio de decreto, apresentando em dados como está a situação local, em termos de contágios, de número de leitos disponíveis e com todas as regras de afastamento social. “Se os prefeitos não cumprirem, poderão responder por isso”, frisou o governador Eduardo Leite.

Dessa forma, cidades da região terão condições de determinar uma abertura com critérios e regras. O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, comenta a situação. “Se não formos incluídos nas regiões onde os decretos serão prorrogados, temos interesse em permitir a abertura com restrições.” O modelo será adotado após análise da publicação do decreto estadual, afirma Caumo.

Na apresentação do governador, Leite afirmou que serão feitas análises semanais e caso ocorra um aumento percentual no número de contágios, há chance das restrições voltarem a ser mais rigorosas.

Base da decisão

A conduta a partir de agora foi tomada a partir de estudos e evidências. Primeiro com as conclusões do Departamento de Economia e Estatística sobre os casos confirmados. Conforme o governador, nas últimas semanas as contaminações no RS ocorreram de maneira mais lenta do que outros estados.

Outro ponto de análise foi a primeira fase do estudo da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). O governador também lamentou que demora de instituições de saúde se conectarem ao sistema de monitoramento de leitos trouxe dificuldades para uma análise mais aprofundada. Até a tarde de hoje, 36 hospitais ainda não haviam inserido seus dados na plataforma digital.

Situação gaúcha

Até hoje, 88 municípios gaúchos registraram casos de coronavírus. Foram 19 mortes em decorrência da doença em dez cidades, oito em Porto Alegre. Conforme o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, a maior incidência de casos por 100 mil habitantes é na cidade de São Domingos do Sul, que possui três casos de Covid-19 até o momento.

Porto Alegre ocupa o ranking da tabela de municípios com 346 casos de coronavírus reportados, seguido de Caxias do Sul com 36 pacientes e Bagé com 28 casos. O Rio Grande do Sul ocupa o 15º lugar em incidência populacional (100 mil habitantes) em comparação com todos os Estados do Brasil.

Acompanhe
nossas
redes sociais