Praça da Matriz carece de atenção, dizem moradores

Área de preocupação

Praça da Matriz carece de atenção, dizem moradores

Usuários e trabalhadores do entorno apontam consumo de drogas e prostituição como motivos para afastar a comunidade da antiga área de lazer

Por

Praça da Matriz carece de atenção, dizem moradores
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 10 anos, Alex dos Santos, 42, atua no ponto de táxi da mais antiga área de lazer da cidade, a Praça da Matriz. Só que a palavra “lazer” é um termo que entrou em desuso nos últimos anos no local, cada vez menos frequentado pela comunidade.

Consumo desenfreado de bebidas alcoólicas, uso de drogas e prostituição são alguns dos motivos apontados por comerciantes e população para que a praça deixe de ser frequentada. “De uns cinco anos para cá, ficou de um jeito que não tem mais condições. E isso prejudica a todos”, lamenta o taxista.

Na última semana, Santos ouviu queixas de uma cliente, que flagrou pessoas tendo relações sexuais dentro do banheiro. A cena, afirma o taxista, não é exceção e acontece com certa frequência na praça. “Também bebem e utilizam drogas, fumam pedra e se prostituem. Além disso, alguns deles intimidam pessoas que passam pela praça, pedindo dinheiro”, comenta.

Mesmo durante à luz do dia, as cenas de descaso são frequentes na praça. Os banheiros até são limpos diariamente, mas logo dão lugar à drogadição, lembra Santos.

Abaixo-assinado

O descaso do Poder Público com a Praça da Matriz não é de hoje. Há três anos, um grupo de comerciantes do entorno da praça levou até o governo municipal um abaixo-assinado, contendo 1,5 mil assinaturas. Eles cobravam medidas para combater a ação de pessoas que frequentam o local.

Entre os relatos da época, havia casos de violência contra mulheres, assaltos e também abordagem frequente de flanelinhas. “Não queremos mais ver aquelas barbáries no meio da praça. Tem que colocar ordem. Isso está inibindo a presença de pessoas aqui”, lembra o taxista, que relata até mesmo ter perdido clientes por conta do abandono da praça.
“Somos entre quatro taxistas aqui no ponto. De noite, ninguém mais trabalha”, lamenta.

Vaso interditado

Recentemente, um dos vasos sanitários situados no banheiro masculino foi depredado. De acordo com a assessoria de imprensa do município, o mesmo está interditado e será providenciado o conserto da estrutura.
Também foi acertado que, para evitar futuras depredações, os banheiros serão fechados à noite, das 22h até o começo da manhã do dia seguinte. A limpeza é feita diariamente, com exceção de dois sabados por mês.

Acompanhe
nossas
redes sociais