“Já marquei 1.328 gols. Tenho tudo anotado, ano a ano”

Abre Aspas

“Já marquei 1.328 gols. Tenho tudo anotado, ano a ano”

Na história do futebol mundial, poucos foram os atletas que chegaram aos mil gols. Pelé, o maior de todos os tempos, é sempre lembrado por ter alcançado a marca em um jogo histórico no Maracanã. Nos gramados da região, o Rei do Futebol possui um “homônimo”. Trata-se de Alécio Feil, 56, natural de Forquetinha. O “Pelé dos Vales”, que atua nos veteranos, já balançou as redes 1.328 vezes, a maioria defendendo as cores do Nacional FC, de Forquetinha.

Por

“Já marquei 1.328 gols. Tenho tudo anotado, ano a ano”
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quando você iniciou sua trajetória no futebol amador?

Comecei a partir dos 20, 21 anos. Rodei pela região e conheço quase todos os campos de futebol que existem no Vale do Taquarei. Atuei em Santa Clara do Sul, no 22 de Outubro (Canudos do Vale), no Forquetense (Arroio do Meio), no Campestre, onde fui campeão regional, em Boqueirão do Leão, entre outros clubes. No veterano, sempre defendi as cores do Nacional FC, de Forquetinha.

Como surgiu o apelido de “Pelé dos Vales”?

Devido aos meus gols. Ao todo, são 1.328. Tenho tudo anotado ano a ano. Mas comecei a fazer isso a partir de 1993, depois dos 30 anos de idade. Somente pelo Nacional, são 1.025, em mais de 900 jogos disputados. Em três anos (2001, 2002 e 2004) marquei mais de 80 gols, foram minhas temporadas mais goleadoras. Cheguei a marcar cinco num mesmo jogo.

E o milésimo gol, lembra quando foi?

Foi no ano de 2010, jogando pelo Nacional e em torneios como o municipal de Forquetinha e o Clube Tiro e Caça (CTC). Foi um momento muito importante. Lembro que teve até reportagem da TV Univates na época, com grande repercussão. Foi de pênalti, igual ao gol mil do Pelé.

Na sua carreira, qual a maneira que você mais balançou as redes?

A grande maioria foi com o pé direito, já que sou destro. Mas também fiz muitos gols de pênalti e de cabeça na carreira. Tenho 1,80m e boa presença de área, um centroavante clássico. Atualmente estou com 85 quilos, mas meu peso sempre ficou na faixa dos 80 quilos.

Que momentos você guarda para sempre no futebol amador?

Foram vários. Mas destaco a conquista do Campeonato Regional, em 2000. Defendia as cores do Campestre, de Lajeado. É o título máximo aqui da região. Também fui campeão do Bola Mar, que joguei atuando pelo Clube Sete de Setembro, em 2002. Ao todo, ganhei 46 títulos na carreira, por diversos times e em cidades do Vale e fora da região. Outra lembrança é um jogo festivo que participei em 2012, no Estádio Pedra Moura, em Bagé. O Romário e o Dunga (campeões do mundo em 1994) jogaram. Tenho foto ao lado deles.

Até quando você pretende atuar nos gramados da região?

Até que Deus me dê saúde para continuar jogando (risos). Joguei no último sábado e marquei um gol. Meu próximo jogo é neste sábado. Pretendo continuar marcando gols pela região.

Acompanhe
nossas
redes sociais