Relatório aponta pelo menos 21 casos suspeitos

Coronavírus

Relatório aponta pelo menos 21 casos suspeitos

Além destes, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul acompanham pacientes que apresentaram sintomas

Por

Relatório aponta pelo menos 21 casos suspeitos
Mundo

A Secretaria da Saúde (SES) apresentou ontem à tarde um relatório da Vigilância em Saúde sobre suspeitas de coronavirus (Covid-19) no estado. A pasta monitora 21 casos suspeitos de infecção.

São pessoas que viajaram a países da Europa com circulação do vírus e que, no retorno ao Brasil, apresentaram febre e sintomas respiratórios. Os casos são em residentes de sete cidades gaúchas: Canoas (2 casos), Farroupilha (2), Montenegro (1), Palmares do Sul (1), Passo Fundo (1), Porto Alegre (13) e Santa Maria (1).

Todos se enquadram no novo critério de definição de caso suspeito proposto pelo Ministério da Saúde nesta semana, que é apresentar febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vir da Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia.

Na sexta-feira passada, 21, a pasta incluiu Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.

Dos 21 suspeitos, somente dois necessitaram de internação hospitalar para observação. Aos demais a orientação foi de isolamento domiciliar durante o tratamento.

Todos os casos suspeitos passarão inicialmente por uma análise no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) para um painel de sete tipos de vírus respiratórios. Os que não tiverem resultado identificado no RS serão encaminhados para análise específica para o coronavírus na Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Suspeita em Santa Cruz

Além dos 21 casos, secretarias municipais de Saúde monitoram outras suspeitas, ainda não registradas pelo estado. É o que ocorre em Santa Cruz do Sul. O município localizado a 60 km de Lajeado identificou ontem, 27, um paciente que apresentou sintomas da doença após retornar de uma viagem pela Europa. O morador teve passagens pela Itália, onde há um surto da doença.

A Vigilância Epidemiológica de Santa Cruz do Sul monitora o paciente e o grupo de pessoas que ele teve contato após o retorno. Conforme a responsável pela Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Luciane Weiss Kist, o morador procurou o órgão após apresentar os sintomas da doença.

O procedimento padrão de coleta de material das vias respiratórias foi realizado e enviado para o Laboratório Central do Estado (Lacen). A enfermeira epidemiológica informou que o homem está em isolamento domiciliar seguindo o Plano de Contingência do município estabelecido na quarta-feira, dia 26.
Conforme a enfermeira, a analise do Lacen verificará a possibilidade de ser algum outro vírus, como o causador da H1N1.

Caxias monitora suspeita

A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul registrou dois casos suspeitos de Coronavírus. Um casal com sintomas gripais, como febre e problemas respiratórios, esteve na Itália e retornou ao município no dia 20. O material coletado foi encaminhado ao Lacen.

Entre quarta e quinta-feira, sete países, entre os quais o Brasil e a Noruega, registraram o primeiro caso da doença. O balanço provisório da epidemia aponta para 2,8 mil mortos e mais de 82 mil pessoas infectadas.

Região em alerta

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas (Imicol) se organiza para oferecer um treinamento para atender pessoas infectadas pelo Coronavírus.

A atividade aberta ao público ocorrerá no quartel, na rua Parobé, 1600, em Colinas, com data e hora a serem definidos. Conforme o comandante, Marcelo Ceppo, a atividade conta com simulado de atendimento e com materiais de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

Acompanhe
nossas
redes sociais