Natural e saboroso

Gastrô

Natural e saboroso

De forma artesanal, faz cerca de dois anos que a estudante de nutrição Carla Cristina Seltenreich, 24, produz sua própia pasta de amendoim

Por

Natural e saboroso

De forma artesanal, faz cerca de dois anos que a estudante de nutrição Carla Cristina Seltenreich, 24, produz sua própia pasta de amendoim. Foi depois que tornou-se vegetariana que a prática começou a ganhar espaço na rotina da estudante. Hoje ela é vegana e vende seu produto sob encomenda, mas ainda em pequena escala.

“Minha ideia não é criar uma grande empresa para isso, e sim atender as necessidades das pessoas”. Mas todo mês ela tem produção. Para isso, compra os amendoins com casca e os torra. Na hora de descascar, recebe a ajuda da avó e tritura os grãos no processador.

“O amendoim mesmo quando é aquecido solta um óleo que faz com que vire pasta”, explica Carla. Quando pedem, ela ainda mistura alguns ingredientes como melado ou cacau.

Um dos principais benefícios do produto é a fonte proteica vinda do amendoim, conforme conta a estudante. “Pra quem tem alimentação vegana é uma boa forma de substituir a proteína da carne”.
Com o que misturar?

Chamada capa gastrô2_Amanda CantúA dica de Carla é não consumir a pasta de amendoim com alimentos secos, pelo ingrediente já conter uma textura com essa característica. Assim, sugere a mistura com banana, e geleia ou melado passados no pão.

“Para mim funciona muito também consumir a pasta de amendoim antes de algum exercício físico, porque ela é uma gordura”, destaca.

Outra forma de consumir o alimento é como sorvete. Carla prepara uma receita de sorvete vegano com bananas congeladas e pasta de amendoim. Mas também é possível acrescentar outro ingrediente para dar o sabor desejado.
A mudança alimentar

Carla tornou-se vegetariana em 2012 depois de assistir ao documentário “Terráqueos”. A partir de então, mudou sua alimentação, mas não tinha conhecimento nutricional sobre os alimentos, para poder regular seus hábitos.
Alguns anos mais tarde, depois de optar pelo vegetarianismo, se matriculou no curso de Nutrição. “É mais raro encontrar algum nutricionista que fale sobre o veganismo, pretendo seguir nessa área”.

Por meio das redes sociais, Carla já compartilha informações sobre a escolha alimentar. Principalmente pelo perfil do Instagram @100meat. Em casa, ela também produz hambúrgueres veganos, feitos com feijão e beterraba, que também são encomendados pelos amigos. Ela já utilizou ingredientes como grão-de-bico e lentilha.

Acompanhe
nossas
redes sociais