Kniphoff quer entrar na briga!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Kniphoff quer entrar na briga!

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

03 01 2020_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO TEXTO PRINCIPALO ano eleitoral na principal cidade do Vale do Taquari inicia cheio de mistérios. Não há definições para outubro. De um lado, muitos apostam na candidatura à reeleição de Marcelo Caumo, pelo PP, contra uma dobradinha entre Carlos Ranzi e Márcia Scherer ou Márcia Scherer e Carlos Ranzi, ambos do MDB. Mas, no último dia de ano, às 16h08min, Sérgio Kniphoff (PT) deu o recado nas redes sociais: ele é pré-candidato a prefeito de Lajeado.
Caso se confirme uma eventual candidatura, será a primeira vez que o petista, professor e pediatra buscará o principal cargo do Executivo. Mas o caminho dele não será fácil. As definições por parte da Oposição ainda dependem de pesquisas internas e externas. Kniphoff está longe de ser uma unanimidade neste momento, mesmo dentro do próprio partido. Em 2019, foram fortes as cobranças para que ele dispensasse menos tempo às consultas médicas.
Ainda por parte de setores da Oposição, há certo receio em relação à imagem do Partido dos Trabalhadores (PT) em âmbito municipal. Muitos querem Kniphoff, mas não querem o PT ao lado. É complexo. Em Lajeado e também no Vale do Taquari, é difícil separar a imagem do pediatra e a tradicional cor vermelha da sigla. E embora isso não seja motivo para qualquer constrangimento, pode, sim, atrapalhar os planos do MDB.
Mas o recado parece bastante claro. Kniphoff, vereador faz 11 anos na cidade, quer entrar na briga. “Eu estou colocando o meu nome como pré-candidato a prefeito desta cidade”, disse ele, no vídeo gravado na varanda da Câmara de Vereadores, em meio a algumas alfinetadas contra o atual governo municipal. E o recado, de acordo com o termômetro das redes sociais, alterou o humor de alguns movimentos partidários e “apartidários”.


03 01 2020_arquivo_COLUNA MARTINI_transporte públicoDisputa pelo transporte público

A Expresso Azul e o consórcio formado pelas empresas Turismo Barcelos e Viação Sartori disputam a concessão do transporte público coletivo em Lajeado. A primeira entrou com recurso junto ao Setor Jurídico da prefeitura, pedindo a inabilitação do consórcio. Alega suposta “ausência de documentos e requisitos básicos para a habilitação”. Do outro lado, a defesa. “as impugnações se revelam vazias e incapazes de inabilitar o Consórcio”.
O processo licitatório iniciou no dia 18, com a habilitação das concorrentes. A Hodierna Transportes, com sede em Concórdia, Santa Catarina, não foi habilitada e entrou com Mandado de Segurança contra o julgamento, que restou indeferido pela Justiça. Entre as queixas e alegações, a prefixação de tarifa mínima (R$ 3,93) no edital. “Pela lógica concorrencial, todos ofertarão o menor preço pré-fixado”, cita a empresa.


03 01 2020_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO torneiraAbastecimento precário

Mais uma virada de ano cheio de problemas nos setores de abastecimento de água e de energia elétrica do Vale do Taquari. Em Estrela, a falta d´água atingiu em cheio os bairros Imigrantes, Indústrias e Estados. O problema também assolou moradores de Lajeado, Marques de Souza, Westfália, Teutônia e Bom Retiro do Sul. Um caos. Não bastasse isso, quedas de luz no interior de Encantado causaram a morte de frangos em uma propriedade rural. Os desafios são grandes neste ano de 2020.


03 01 2020_ ARQUIVO _ COLUNA MARTINI_foto boneco GreicyMeritocracia e gratificação

Em Encantado, o Legislativo acabou protelando para este ano a apreciação e votação de dois projetos interessantes na área da educação. O primeiro “Institui o Índice de Desenvolvimento Básico de Educação – Encantado (IBDE-E). O segundo “Ccria o sistema de avaliação periódica de desempenho e estabelece o percentual de hora atividade para o quadro de servidores do magistério público municipal”. Ambos visam gratificar educadores e educandários, e são ideias capitaneadas pela secretária de Educação, Greicy Weschenfelder.


Licitações

Em Teutônia, conforme dados disponíveis no Tribunal de Contas do Estado (TCE), foram realizadas 636 processos licitatórios pelo Governo Municipal desde junho de 2016. Nesse montante há diversas modalidades: 232 foram Dispensas; 137 mediante Pregão Eletrônico; 97 por Inexigibilidade; 73 mediante Pregão Presencial; 32 Tomadas de Preços; 23 Concorrências; 19 por Convite; um leilão presencial; entre outros.


Lajeado Acelera 1.0

O Pro_Move Lajeado Acelera realiza nova de capacitação em ferramentas de gestão para negócios inovadores, uma das etapas obrigatórias para os interessados no edital de aceleração de novas startups. As pré-inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de janeiro. O primeiro treinamento ocorreu em dezembro, no Parque Científico e Tecnológico da Univates, e contou com a participação de 50 empreendedores. Ou seja, o Pro_Move está em movimento!


Univates na creche

No dia 23 de dezembro, o Governo de Lajeado homologou a Dispensa de Licitação para contratação da Universidade do Vale do Taquari, a Univates, para “prestação de serviços educacionais e formação pedagógica em escola de educação infantil do bairro Santo Antônio”.  O valor mensal do contrato é de R$ 195,6 mil para atender 244 vagas.


SONY DSC

SONY DSC

PSDB ou MDB?

O atual prefeito de Encantado já governou a cidade à frente de dois partidos. No passado, foi gestor pelo MDB. Desta vez, está no PSDB. Adroaldo Conzatti quer concorrer à reeleição. Mas poucos sabem por qual sigla o político deseja lutar em outubro? Fato é: ambos os partidos querem Conzatti. Uns mais. Outros menos.

Acompanhe
nossas
redes sociais