Páscoa na essência

Opinião

Páscoa na essência

Por

Renascer. Um dos maiores significados da Páscoa. Uma palavra forte que é quaresma após quaresma levada ao pé da letra: cristo morreu e nasceu novamente. Particularmente acredito que a palavra renascer habita dentro de todas as pessoas que perseveram, que não desistem e que não têm medo de recomeçar.
 
Em seu sentido literal, a história bíblica pouco se aproxima da nossa realidade mas, se pensada de forma metafórica aí sim, faz todo o sentido para mim. Renascer ao meu ver não é o acontecimento glorificado de voltar dos mortos. Tem a ver com sabermos nos reinventar através dos duros aprendizados das nossas vidas.
 
Perdas insubstituíveis, derrotas, trabalho fracassado, energias gastas, uma briga injusta. Tudo isso para mim simboliza a morte metafórica do nosso eu: quando passamos a nos sentir mal e menores do que realmente somos. Aí vem os dias de reflexão, quando olhamos os problemas e erros de forma distanciada, aprendemos com tudo isso e passamos para a melhor fase, a ressurreição.
 
Nascemos de novo inúmeras vezes na vida. Umas no âmbito profissional, outras no amoroso ou então no pessoal. Reunimos forças e encaramos o desafio novamente, dessa vez com uma bagagem a mais de maturidade e fazemos florir.
 
A Páscoa hoje para mim é isso, um momento para refletir que sempre podemos começar de novo. Que as angústias, frustrações, fracassos e perdas nunca foram e jamais serão o fim de tudo. Todo o fim de jornada vem com um recomeço anexo, basta abrir.
Ano após ano vejo as encenações da paixão de Cristo acontecerem por todo o mundo e, sinceramente, fico intrigada. Em toda Páscoa vemos essa grande lição de Jesus de olhar para o próximo e doar-se para o bem comum e tudo o que vejo são pessoas rezando para salvarem a si mesmas, a família no máximo e mais ninguém. Nem o vizinho porque ele fez alguma coisa que não concordam e por isso não merece piedade.
 
Como já dito, a história cristã de Páscoa fala sobre olhar para o próximo e se doar em benefício de todos. É isso que falta para humanidade, incluindo a mim que escrevo e a você que lê. Comecemos, quem sabe, a colocar em prática o simbolismo máximo da data: renascer e se doar. Comece pequeno, oferecendo ajuda ao seu vizinho. Estenda isso aos amigos de trabalho, a quem precisa de conforto. Se cada pessoa que ler isso hoje fizer uma coisinha que seja em benefício do próximo, teremos, então, uma Páscoa verdadeira em essência e ainda melhor que todas as outras. Um ótimo feriado a todos e até semana que vem.

Acompanhe
nossas
redes sociais