Da uva deriva a saúde

Fruto da videira

Da uva deriva a saúde

Se o pão é (ou deveria ser) o alimento símbolo da Páscoa, o vinho é a bebida que representa essa data para os cristãos. Segundo descrito na passagem bíblica acerca da Última Ceia, o vinho representa o sangue de Jesus,…

Por

Da uva deriva a saúde
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Se o pão é (ou deveria ser) o alimento símbolo da Páscoa, o vinho é a bebida que representa essa data para os cristãos. Segundo descrito na passagem bíblica acerca da Última Ceia, o vinho representa o sangue de Jesus, derramado em seu sacrifício na cruz em prol dos fieis. Além disso, a bebida também se tornou o marco da missão evangelística do Filho de Deus: em seu primeiro milagre, ele transformou água em vinho durante um casamento.
 
Há quem diga que a palavra vinho, na narrativa bíblica, seja empregada também para designar suco de uva. Outros alegam que mesmo o vinho alcoólico tinha uma recepção nobre e específica na cultura da época, portanto sua menção na Bíblia não poderia ser uma justificativa à ingestão sem limites de bebidas alcoólicas.
 
Interpretações e crenças à parte, o líquido derivado da uva, quando livre da adição de água ou açúcar, carrega diversos nutrientes presentes na fruta. Segundo a biomédica Caroline Dani relata no Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o suco de uva integral, por exemplo, tem alto poder antioxidante. Isso significa que a bebida ajuda a prevenir danos gerados pelos radicais livres, substâncias responsáveis por processos como o envelhecimento e doenças neurodegenerativas.
 
O suco, cita, ainda é uma fonte de ferro, manganês, cobre e zinco. Esses minerais também ajudam na produção de células vermelhas, relacionadas diretamente com a prevenção da anemia.
 
Segundo a nutricionista Fernanda Lermen, as uvas de coloração vermelho-escura apresentam uma relevante concentração de compostos fenólicos, que são encontrados principalmente na casca. Do ponto de vista científico, o resveratrol diminui as concentrações de lipídeos no soro sanguíneo, aumenta o colesterol HDL, que ajuda a remover o colesterol LDL do sangue e ajuda a prevenir a obstrução das artérias e, consequentemente, as doenças cardiovasculares.
 
“O consumo do suco de uva está associado ainda à melhoria da função neurocognitiva, que são divididas em: memória, atenção, linguagem, percepção e funções executivas”, diz. Ela recomenda uma dose usual de 250ml ao dia do suco integral (sem água, açúcar e aditivos) ao dia. Porém, ressalta que os benefícios da bebida ocorrem dentro de uma alimentação saudável.
 
Em relação ao consumo de vinho – e a história de que uma tacinha no almoço faz bem ao coração –, ela explica que a dose terapêutica deve ser ingerida sempre acompanhando alimentos, sendo recomendadas cerca de 300 ml diárias aos homens (duas taças) e 150 ml para mulheres.

Acompanhe
nossas
redes sociais