Comitiva volta a Porto Alegre para reivindicar escola militar

Lajeado

Comitiva volta a Porto Alegre para reivindicar escola militar

Major da BM Cássio Conzatti pode ser o diretor da unidade do Colégio Tiradentes

Por

Comitiva volta a Porto Alegre para reivindicar escola militar

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) deu o aval para o prefeito Marcelo Caumo buscar a instalação do Colégio Tiradentes no município. Com isso, uma comitiva formada pelo Executivo, Legislativo, Alsepro e Ministério Público (MP) realiza novo encontro em Porto Alegre nesta quarta-feira, desta vez, com o secretário Estadual de Educação, Faisal Karam.
 
O encontro ocorre às 15h30min. Fazem parte da comitiva o prefeito municipal, Marcelo Caumo, o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, a vereadora Mariela Portz (PSDB), o promotor de justiça, Carlos Fiorioli, e ainda representantes da Alsepro. “Estamos analisando. Queremos entender como funcionaria o tramite de instalação deste modelo de ensino. A princípio, como somos sede de CRPO, poderíamos abrir o colégio”, sustenta Caumo
 
Esta será a segunda visita institucional do prefeito em Porto Alegre para tratar da instalação do Colégio Tiradentes – ou Colégio Militar – neste ano. A primeira foi em fevereiro passado, também na companhia de Fiorioli e Locatelli, e serviu para tratar do assunto com o comandante-geral da Brigada Militar (BM) no Estado, Mário Ikeda.
 
“A partir daquele encontro, buscamos conversar com a 3ª CRE e recebemos resposta positiva em relação à instalação deste colégio. É uma forma, também, de incentivar a chegada de novos policiais na nossa cidade, pois parte das vagas são para filhos deles. Neste momento, a BM e o município querem e, diante disto, vamos alinhar com o estado”, diz Locatelli.
 
Extraoficialmente, o nome do Major da BM, Cassio Conzatti, é citado como provável diretor do Colégio Tiradentes. O oficial atuou na direção da unidade de Porto Alegre entre 2015 e setembro de 2017. O governo municipal possui ao menos dois locais já edificados para apresentar ao secretário estadual para a possível instalação da nova escola.
 

O colégio da BM

O Colégio Tiradentes da BM (CTBM) foi criado em Porto Alegre na década de 1980 para preparar jovens interessados em ingressar na carreira de oficiais. Após apresentar resultados satisfatórios ao longo do tempo, foram criadas unidades em Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo, Ijuí, São Gabriel e Pelotas.
 
A rede é composta por colégios públicos estaduais que oferecem ensino médio, e o ingresso de alunos é feito mediante processo seletivo (aberto anualmente). Apesar de ser subordinado à Secretaria Estadual de Educação, está ligado ao Departamento de Ensino da BM, e tem como diretor um oficial superior.
 
Recentemente, as escolas militares conquistaram as primeiras colocações entre as escolas públicas do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O fato é referente ao ano de 2017, e o estudo foi publicado no início de setembro de 2018 pelo Ministério da Educação (MEC).
 

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais