Estado abre inscrições para  definir coordenador da CRE

Vale do Taquari

Estado abre inscrições para definir coordenador da CRE

Seleção verifica as “crenças” dos candidatos e a “compatibilidade” com governo

Por

Estado abre inscrições para  definir coordenador da CRE

O novo responsável pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) deve ser conhecido em um prazo de até 90 dias. Na semana passada, o governo estadual abriu as inscrições do Qualifica RS, o programa de “seleção de líderes” para o setor público. Entre os cargos a serem preenchidos está a coordenação do setor educacional da região, ocupado pela arroio-meense Greicy Weschenfelder até janeiro deste ano.
 
Esta será a primeira vez que cargos comissionados serão preenchidos dessa forma pelo governo estadual. O processo de contratação consiste em sete etapas, e as inscrições podem ser feitas pelo site do Qualifica RS até o dia três de maio próximo.
 
De acordo com o governo do Estado, as primeiras etapas servem para análise curricular, teste de perfil, entrevista de mapeamento e competências, referências profissionais e ainda uma pesquisa de crenças. Essa última etapa, não eliminatória, tem objetivo de identificar a “compatibilidade entre os valores do candidato e os objetivos do governo”.
 
Também será realizado um painel com especialistas e, por fim, entrevista com o gestor da pasta a qual pertence o cargo em disputa. Na Secretaria da Educação (Seduc) são vagas para as 30 Coordenadorias Regionais de Ensino (CRE). Já na Sceretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), estarão em disputa três vagas para subsecretário de Gestão de Pessoas, diretor de Recursos Humanos e coordenador da Escola de Governo.
 

Governador avalia

Durante o lançamento do processo seletivo, o governador Eduardo Leite falou sobre a nova modalidade de seleção. “O Estado está inovando ao abrir este processo, especialmente para uma área tão sensível como a educação. Buscamos profissionais capacitados e aptos para a liderança, que possam qualificar a gestão.”
 
Para o secretário de Educação, Faisal Karam, os critérios do processo seletivo são “objetivos e transparentes”, e valoriza os bons profissionais da rede de ensino. “A seleção abre oportunidades para quem quer colaborar com a evolução da educação pública.” O QualificaRS é fruto de acordo de cooperação técnica (ACT) entre o Estado e a Fundação Lemann, assinado em 25 de fevereiro.
 

Outras coordenadorias

O Vale do Taquari também está com o cargo de Coordenador Regional de Saúde vago desde a saída de Ramon Zuchetti, que deixou a 16ª CRS para assumir função no hospital de Cruzeiro do Sul. Segundo a vereadora lajeadense do PSDB, Mariela Portz, uma das principais interlocutoras do governo estadual na região, não há previsão para esta nomeação.
 
Já sobre a 3ª CRE, cita que os líderes tucanos no Vale do Taquari indicam nomes considerados “técnicos”. Entre esses, a professora Daiani Clesnei da Rosa. Diferente, segundo ela, de outras regiões do Estado. “Vai ser um processo seletivo. No Vale do Taquari, queremos indicar pessoas qualificadas. Em outras regiões, há informações de que algumas indicações terão víeis mais político”, lamenta.
 
A 3ª CRE atende 89 escolas em 32 municípios. São 2,5 mil professores e funcionários e mais de 21 mil alunos. Fundada em 1938, e hoje com sede em Estrela, a unidade do Vale do Taquari possui 60 servidores nomeados, estáveis e com funções diversas conforme os setores: RH, administrativo-financeiro e pedagógico.

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais