Obra na ponte sobre Rio Caí deve acabar em maio

Vale do Taquari

Obra na ponte sobre Rio Caí deve acabar em maio

Trecho é um dos mais problemáticos no trecho entre o Vale e a capital

Por

Obra na ponte sobre Rio Caí deve acabar em maio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estima para o mês de maio o término das obras de reforma na ponte sobre o Rio Caí, localizada na BR-386, na divisa entre os municípios de Montenegro e Nova Santa Rita. O trecho fica no quilômetro 426 e é um dos pontos mais problemáticos para os motoristas da região que se deslocam para a Região Metropolitana.
 
A ponte é duplicada. Entretanto, a estrutura no sentido Lajeado a Porto Alegre está interrompida desde outubro de 2016, quando foram constatados diversos riscos. Nestes dois anos e meio foram registrados diversos acidentes nas proximidades do local, muito em função do estreitamento da pista. Em um desses, morreram um casal e os dois filhos pequenos.
 
Desde outubro de 2016, o trânsito flui em pista única naquele trecho, com a velocidade limite de 40 Km/h. Apesar de estar fechada faz dois anos e meio, as obras de recuperação da ponte só iniciaram efetivamente no dia 12 de março de 2018, com prazo de término para fevereiro deste ano.
Entretanto, de acordo com o Dnit, os serviços atrasaram em razão dos escassos recursos orçamentários. A nova previsão de liberação da ponte é para o final de maio, e o investimento total previsto é de R$ 9,9 milhões.
 

Obras neste fim de semana

Com a concessão da rodovia à iniciativa privada, a CCR Via Sul assumiu a manutenção da BR-386 e já iniciou reparos naquele trecho. Para o próximo ano está prevista a instalação de uma praça de pedágio em Montenegro, próximo à divisa com Nova Santa Rita.
 
Neste fim de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Montenegro informa que cinco equipes da CCR realizam obras no trecho liberado da ponte sobre o Rio Caí. Conforme a PRF, trata-se de uma ação preventiva, pois há buracos e outras irregularidades no pavimento, gerando maior lentidão no fluxo de veículos, além de risco de acidentes.
 
Segundo a programação das obras, os trabalhos ocorrem no sábado, das 13h às 17h30, e no domingo, das 8h às 12h. Os serviços realizados, de acordo com a concessionária, incluem recuperação dos escorregamentos no pavimento sobre a ponte, limpeza das barreiras e do sistema de drenagem, roçada e poda de vegetação, pintura da sinalização horizontal e recuperação e pintura das barreiras.
 

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais