Uma das formas de solucionar essa necessidade das empresas é o outsourcing. Gerente comercial da Olicenter, Geovani Luis Braun afirma que o serviço permite dispor dos recursos tecnológicos sem a necessidade de adquirir os produtos, pagando um valor fixo mensal que inclui o aluguel, a manutenção e a atualização dos equipamentos.
Segundo ele, o modelo já é bastante difundido em serviços de impressão, e começa a permear todas as atividades ligadas à Tecnologia da Informação. “As empresas de médio e grande porte já trabalham com outsourcing de impressão faz cerca de 20 anos.”
Lembra que, ao adquirir um equipamento, o proprietário fica responsável por fazer a manutenção e trocar peças que sofrem desgaste devido ao uso. “O outsourcing é como um aluguel de carro, onde o locador fica responsável por manter os equipamentos em perfeitas condições.”
Outra vantagem do serviço, destaca, é a previsibilidade do orçamento. Conforme Braun, como o serviço é pago mensalmente, os valores se mantém mesmo com a necessidade de manutenção, troca de peças ou de substituição do equipamento.
Gerenciamento de impressões
Apesar do aumento da digitalização de documentos, a aquisição de impressoras, cartuchos e tonners registrou crescimento substancial nos últimos cinco anos. Hoje, o processo de impressão inclui desde gerenciamento do banco de dados, passando pela produção, localização das impressoras e a parte técnica de hardware, e está presente nos mais diversos departamentos de uma empresa.
O outsourcing fornece um mix de serviços, que incluem consultoria para otimizar a produção, a canalização da distribuição e a coordenação do processo, de forma a criar economia.