Como viabilizar projetos musicais é tema de fórum

Teutônia

Como viabilizar projetos musicais é tema de fórum

Músicos de 30 municípios gaúchos e catarinenses participam de evento neste fim de semana. Programação tem apoio do Conselho Estadual de Cultura

Por

Como viabilizar projetos musicais é tema de fórum

O primeiro Fórum Estadual de Bandas, Corais e Orquestras reunirá cerca de 100 profissionais da música neste fim de semana. Serão mais de 10 palestras, painéis e apresentações nos dois dias de evento no Colégio Teutônia.
 
Abordar a profissionalização da música, captação de recursos e viabilização de projetos culturais são alguns dos objetivos do fórum. Entre os painelistas e palestrantes, estão o maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Evandro Matté, a regente da Orquestra Villa Lobos, Cecilia Reingantz, e o jornalista e escritor Airton Ortiz.
 
“Escolhemos o tema do fórum pensando em políticas públicas para fomentar a cultura dos corais”, conta o subsecretário de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Jean Marcos de Melo Galvão. Conforme ele, o evento terá participação de profissionais de 30 municípios gaúchos e catarinenses. “Estamos muito contentes com essa repercussão inicial”, avalia
 
O evento é destinado a gestores, maestros, produtores culturais, músicos e cantores, além da comunidade interessada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet, pelo site eventoscultura.com.br
 

Tema pertinente

Saber gerir os projetos musicais se tornou uma necessidade, afirma o regente do Coral Municipal de Teutônia, Martin Altevogt. Atuando na área faz duas décadas, ele percebe uma mudança na forma de administrar bandas e coros. “Antes existiam comunidades que realizavam esse trabalho. Hoje, cada vez mais, esse papel de gestão também fica com o músico”, relata.
 
Altevogt se formou em 2002 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e lamenta o fato de não haver, na época, nenhuma disciplina sobre gestão financeira. Para ele, o fórum acerta ao tratar sobre o assunto. “O músico tem que ter noção de recursos para manter o trabalho funcionando”, acrescenta.
 
O primeiro fórum teutoniense é organizado pela Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia e pelo Conselho Estadual de Cultura. Intuito é fazer com que o evento seja realizado anualmente no município, já conhecido como a Capital Nacional do Canto Coral.
 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais