Fepam avalia demandas sobre hidrelétricas e licenciamentos

Vale do Taquari

Fepam avalia demandas sobre hidrelétricas e licenciamentos

Presidente da entidade recebe comitivas da Certel e do Executivo de Lajeado

Por

Fepam avalia demandas sobre hidrelétricas e licenciamentos
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, recebeu duas comitivas da região nessa terça-feira, em Porto Alegre. A primeira visita foi de representantes da cooperativa Certel, que apresentaram projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH).
 
Também estiveram na capital agentes públicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Lajeado, com o objetivo de ampliar o convênio para licenciamentos.
 
Em seu gabinete, Marjorie recebeu inicialmente o presidente da Certel, Erineo Hennemann, e o diretor de Geração de Energia, Júlio Salecker. Entre os assuntos, a PCH Vale do Leite, prevista para ser instalada entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo, com capacidade para 6,0 MW.
 
“É o empreendimento prioritário da empresa e vieram para sinalizar isso para a Fepam. Eles têm 5 PCHs em foco. Atualmente, estão aguardando o Termo de Referência (TR) para adequar os estudos e então entrar com o processo de Licença Prévia”, explica Marjorie. “Querem implementar a PCH Vale do Leite ainda este ano, no Rio Forqueta”, acrescenta.
 
07_AHORAA Cooperativa Certel tem projeto para a construção de cinco PCHs no Forqueta, aproveitando os desníveis do rio. A primeira deve ter sua edificação iniciada em outubro deste ano. No mesmo rio, a empresa já conta com a Hidrelétrica Salto Forqueta, entre São José do Herval e Putinga, e a Rastro de Auto, entre Putinga e São José do Herval.
 
O grupo da cooperativa também tratou sobre linhas de transmissão na localidade de Costão, em Estrela. De acordo com planejamento estratégico da cooperativa Certel, trata-se de conexão com a nova fonte de energia do Vale do Taquari, a Subestação Lajeado 3, iniciada em dezembro de 2018.
 

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais