Com o olhar para o Taquari

Editorial

Com o olhar para o Taquari

O crescimento urbano de Lajeado afastou a cidade do Rio Taquari. A orla que seria turística se tornou periferia. Virou reduto para dependentes químicos. A degradação de uma área histórica é um triste retrato da falta de planejamento das cidades.…

O crescimento urbano de Lajeado afastou a cidade do Rio Taquari. A orla que seria turística se tornou periferia. Virou reduto para dependentes químicos. A degradação de uma área histórica é um triste retrato da falta de planejamento das cidades.
Esse processo atingiu Lajeado e outros tantos municípios. A capital dos gaúchos é um exemplo. Por muitos anos se esqueceu do Rio Guaíba, as pessoas perderam a proximidade com o seu porto. O complexo responsável até pelo nome da cidade ficou à deriva. Uma ilha dentro da selva de concreto.
Desconstruir essa relação levou mais um par de anos. Um grande esforço público e comunitário foi necessário para atrair a iniciativa privada e transformar o belo pôr-do-sol em uma área turística. Junto com a beleza natural, atrações culturais, gastronômicas e de entretenimento.
De volta pela BR-386, porque pelo rio não há mais navegação, em Lajeado, se tem um embrião para tornar a orla do Rio Taquari em um ponto turístico e de visitação. Começou no governo passado, com a construção de mirantes próximo ao porto dos Bruder, e na gestão atual tem a continuidade.
Por meio de um plano para construir um parque multiuso próximo ao rio, o Executivo quer reviver a relação das pessoas com o rio. Para tanto, encontrou um nó para desatar. Precisava de uma área privada. Ofereceu um imóvel no centro, onde está a sede da União das Associações de Moradores dos Bairros de Lajeado (Uambla) em troca de um terreno próximo ao Taquari.
[bloco 1]
Como nem tudo é simples, o presidente da câmara viu uma oportunidade de garantir um caixa extra à municipalidade. Pediu a abertura de uma licitação para venda do patrimônio municipal, onde está a sede da associação. Isso inviabiliza a permuta e se cria uma barreira para dar celeridade ao projeto.
Se a iniciativa foi dotada de princípios nobres ou apenas uma jogada política para dificultar o novo espaço de convívio social próximo ao Taquari só o vereador e seus próximos sabem. Como fato, se comprova a necessidade de um melhor aproveitamento de um cartão-postal de Lajeado. O Rio Taquari tem de ser visto de frente. A sociedade precisa vivenciar aquele local histórico. Por tudo isso, o projeto para o parque multiuso é um indicativo do que precisa ser feito.

Acompanhe
nossas
redes sociais