Site da câmara é normalizado após ataque de hackers

Estrela

Site da câmara é normalizado após ataque de hackers

Legislativo afirma que nenhum dado foi perdido, mas ação causou interrupção de serviços

Por

Site da câmara é normalizado após ataque de hackers
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O site da câmara de vereadores de Estrela foi atacado por hackers. No dia seguinte ao ataque, o Legislativo divulgou nota afirmando que “foi providenciada a varredura do Portal da Transparência e o mesmo já está normalizado”. A ação foi registrada na quinta-feira, 6. A câmara providenciou ainda a instalação de um firewall.

Dados dos computadores da câmara foram codificados. Arquivos de texto, áudio e imagem foram transformados para outros formatos, impossibilitando o acesso. De acordo com o Legislativo, nenhum dado foi perdido, pois havia sido feito backup. O ataque foi ao servidor localizado na câmara. As informações públicas estão hospedadas em sistemas na nuvem. Entretanto, o ataque acarretou a interrupção de alguns serviços e transtornos para restaurar os arquivos.

A nota diz ainda que o Legislativo “está adotando as medidas necessárias para incrementar a segurança de suas redes para se prevenir contra futuros ataques.”

A ocorrência foi registrada na Polícia Civil. O delegado José Romaci Reis afirma que esses casos são de difícil resolução porque muitas vezes envolvem hackers e provedores que atuam fora do país. “Eles costumam negociar em bitcoins, que é uma moeda que dificulta a rastreabilidade”, explica.

Histórico de ataques na região

Ataques cibernéticos como esse vêm acontecendo em páginas de órgãos públicos. Os hackers invadem o sistema, codificam ou sequestram os arquivos e entram em contato pedindo pagamento de resgate na moeda virtual bitcoin.

O site da prefeitura de Sério foi atacado duas vezes nos últimos anos. Em abril do ano passado, após invasão, alguns arquivos de acesso público ficaram bloqueados durantes mais de um mês. O sistema interno de comunicação e lançamento de dados também foi afetado.

Em fevereiro de 2016, um grupo de hackers havia tirado a página do ar. Ao tentar acessar o portal, os usuários eram surpreendidos com uma página alternativa, com mensagens em alusão a um personagem de desenho animado.

No estado, foram registrados outros casos. Em 2015, o site da prefeitura de São Vicente do Sul, na região central, foi retirado do ar. Em Ivoti, no Vale dos Sinos, a página da prefeitura foi substituída por uma publicação de um grupo hacker.

A câmara de vereadores de Santiago e as prefeituras de Bagé e Santa Rosa haviam sido atacadas de 2014.

Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais