Presidente cria emenda e gera impasse na câmara

Lajeado

Presidente cria emenda e gera impasse na câmara

Éder Spohr quer licitação antes de aprovar permuta e comunidade se mobiliza por meio de petição on-line

Por

Presidente cria emenda e gera impasse na câmara
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A orla do Rio Taquari recebe proposta de revitalização com a criação de parque de lazer e marina no conhecido Porto dos Bruder. O projeto será votado hoje, às 17h, na câmara de vereadores.

O poder público quer a aprovação para efetivar a permuta do terreno na Osvaldo Aranha com o imóvel que sediava a União das Associações de Moradores de Bairros (Uambla), na esquina da rua Bento Gonçalves com a Francisco Oscar Karnal, mas em sessão na câmara o presidente Éder Spohr (MDB) sugeriu emenda para abertura de uma licitação antes da permuta.

Segundo o vereador, a ideia é demonstrar transparência e tentar arrecadar mais verba para o caixa municipal. “Sou a favor da revitalização, mas fiz uma sugestão para que antes da permuta seja feita uma licitação.” Conta que, caso a compra ocorresse por outra pessoa, o terreno previsto na permuta seria comprado pelo valor avaliado, e a revitalização ocorreria da mesma forma.

A emenda também propõe que seja estipulado um prazo para que a concorrência pelo imóvel da antiga Uambla seja finalizada.

Cidade de frente para o Rio Taquari

O projeto foi proposto pelo Comitê de Gestão da Revitalização do Centro Histórico. O vice-presidente do comitê, Matheus Weimer dos Santos, explica que o objetivo é devolver a vida à região que deu origem à cidade.

“O centro histórico começa na Francisco Oscar Karnal. Essa área que pega a praça e as margens do rio é conhecida como centro histórico. Revitalizar a orla vai trazer movimento, e esse espaço vai voltar a ter a energia de antes”, ressalta.

Ele comenta que hoje as pessoas têm medo de andar por ali, e além da segurança, o projeto também promove ascensão da gastronomia que era referência na beira do rio.

“Temos que dar valor a isso, resgatando o turismo e o campeonato de motonáutica como tinha anteriormente”, conta

Na questão da emenda sugerida por Spohr, Santos explica que a grande dúvida dos vereadores é quanto ao valor avaliado para o imóvel público, e por isso a proposta da licitação.

“É uma ideia válida, mas quanto tempo vai demorar para toda a burocracia ser finalizada? E pode resultar em problemas que impossibilitem seguir com a revitalização. Acredito que o valor social que o parque terá é muito maior do que qualquer benefício financeiro”, ressalta.

A comunidade se mobilizou por meio de petição on-line para que o projeto seja realizado. Santos salienta que os benefícios da permuta também atingem a área do imóvel, já que possibilita mudanças econômicas também naquela região.

Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais