Cidade resgata tradição das lanternas

Teutônia

Cidade resgata tradição das lanternas

Inspirado na cultura germânica, evento chega à segunda edição e se consolida no calendário municipal

Por

Cidade resgata tradição das lanternas
Teutônia

Com origem na década de 1990, o Desfile das Lanternas foi reformatado em 2017 para se tornar marca da programação natalina de Teutônia. Neste ano, a atividade promete reunir cerca de duas mil pessoas no Centro Administrativo. A programação ocorre amanhã, 12, a partir das 20h30min.

O evento é denominado 2º Natal Mágico – A Luz das Lanternas. O desfile percorrerá a Avenida 1 Oeste (Avenida das Bandeiras) e seguirá até a área de eventos situada ao lado da Rua Coberta, onde ocorrerá o restante das atrações. O destaque deste ano é a presença do cantor Thomas Machado, vencedor do programa The Voice Kids 2017.

O desfile é organizado pela administração municipal. Toda a comunidade é convidada a elaborar lanternas e participar da caminhada. Estudantes das escolas da rede municipal também integrarão a atividade, com luminárias feitas em sala de aula.

Além de Thomás Machado, o espetáculo contará com a apresentação da Orquestra Jovem de Teutônia e culto ecumênico. Show de fogos, chegada do Papai Noel e outras surpresas também farão parte da programação, cuja entrada é gratuita.

Para estimular a solidariedade e auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade, o Executivo pede a doação de um quilo de alimento não perecível. Também é recomendado que as famílias levem cadeiras para prestigiar as atrações.

Caminhada Ecumênica

Com o nome de Lantern Fest, o desfile das lanternas foi introduzido no município faz mais de 30 anos pelo Grupo Folclórico Teutônia. O evento reunia as famílias do bairro Canabarro nas vésperas do Natal, inspirado na festividade que até hoje é celebrada na Alemanha. Apesar do sucesso nos primeiros anos, a atividade perdeu força com o tempo.

Nesta sexta-feira, 14, a comunidade do Canabarro também reviverá a tradição com a Caminhada Ecumênica das Lanternas. O evento é organizado de forma conjunta pela Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Teutônia Sul e Paróquia Católica Nossa Senhora do Rosário. O início será às 20h30min, em frente à igreja católica.

A peregrinação terá paradas para orações e cantos, com a participação dos grupos de corais de ambas as instituições. A caminhada também contará com o envolvimento da escola Reynaldo Affonso Augustin, cujos estudantes farão apresentações teatrais.

Conforme a pastora luterana Cristiane Echelmeier, a atividade é muito significativa pela união das duas comunidades religiosas e por exaltar valores importantes como família, amizade, amor, respeito, paz e tolerância. “Valores tão urgentes nos tempos atuais”, enaltece.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais