Câmara Mirim lota plenário com propostas de sustentabilidade

Estrela - JOVENS NA POLÍTICA

Câmara Mirim lota plenário com propostas de sustentabilidade

Estudantes de 13 escolas tiveram um dia de vereador e apresentaram suas propostas ontem à noite

Por

Câmara Mirim lota plenário com propostas de sustentabilidade
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o plenário do Legislativo municipal lotado, estudantes de 13 escolas realizaram a sessão da câmara de vereadores mirim. Mais de 70 pessoas, entre pais, professores, colegas e vereadores ‘adultos’. O público foi maior que o das sessões legislativas oficiais.

Antes do início da atividade, ocorreu a eleição para a mesa diretora. A estudante Eliana Antonia Staudt Eicher, da escola Pedro Jorge Schmidt, foi escolhida a presidente.

“Foi surpresa, mas foi bem legal viver essa experiência de estar presidente e realizar a sessão. Agregou muito”, afirma.

Eliana se preparou antes para lidar com o nervosismo. A jovem nunca havia estado na câmara municipal antes de participar do projeto. A estudante do nono ano afirma que não pretende se dedicar à política no futuro, mas defende a importância da participação. ”A gente precisa da política. Mesmo tendo pessoas com opinião contrária à nossa, precisamos saber escolher quem vai governar nosso país, nossa cidade.”

Ao contrário da maioria das sessões semanais dos vereadores, ontem, plenário da câmara ficou lotado

Ao contrário da maioria das sessões semanais dos vereadores, ontem, plenário da câmara ficou lotado

Tratamento de esgoto

Os alunos da EEEF Moinhos apresentaram o projeto Jardins Filtrantes, método natural para o tratamento de esgoto com a utilização de plantas. A ideia surgiu a partir de um trabalho de campo onde os alunos constatarm muito córregos do entorno da escola com esgoto a céu aberto. “Criamos uma proposta para melhorar isso e, mais tarde, tornar estes espaços em locais de lazer, com água limpa”, afirma a estudante Amanda Katiele Dutra.

Um a um, os legisladores mirins eram chamados pela presidência para se dirigir à tribuna e apresentar as demandas da comunidade e as soluções propostas.

Antes da fala dos estudantes, o vereador Márcio Mallmann (PP) recordou que exatamente 26 anos e 26 dias antes ele participou do Legislativo mirim, quando era estudante. Malmann destacou a importância da política. “Política não é coisa de ladrão, de gente desonesta. Ela é essencial nas nossas vidas. Abdicar do nosso direito à política é abdicar das pessoas”, defendeu o vereador.

As propostas dos estudantes traziam soluções para problemas como falta de tratamento de esgoto no Moinhos, por exemplo. Os adolescentes apresentaram ainda propostas de reaproveitamento da água da chuva, hortas escolares, separação do lixo e descarte correto de lixo eletrônico.

Projeto estimula formação de líderes e desperta jovens à política

Projeto estimula formação de líderes e desperta jovens à política

Legislativo das meninas

A iniciativa do Legislativo mirim mostrou a consciência dos estudantes estrelenses em relação às questões ambientais e a capacidade de dialogar para encontrar soluções para os problemas da comunidade. Além disso, mostrou a importância da crescente participação das mulheres na política.

Das 13 cadeiras, 10 eram ocupadas por vereadoras, enquanto a Câmara de Vereadores tem apenas uma mulher entre seus integrantes.

Ao fim da sessão, todas as propostas foram aprovadas em votação simbólica. Elas serão reunidas em um documento que será enviado pela Câmara ao Executivo municipal. O documento serve como indicação, não tendo força de lei.

Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais