Desbravando a Bolívia

Motociclismo

Desbravando a Bolívia

Motociclistas partem no dia 20 rumo ao Salar Uyuni, o mais alto deserto de sal do mundo

Por

Desbravando a Bolívia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Viajar em meio às montanhas e imensidões de areia da América do Sul é o desafio de um grupo de oito motociclistas do Vale do Taquari e Porto Alegre. Eles vão encarar altitude de até 4,8 mil metros e temperaturas que podem chegar a 0° rumo ao Salar Uyuni, na Bolívia.

Para sete aventureiros (Carlos Fiorioli, Cleofas Morschbacher, Ricardo Augustin, Marcos Wiebusch, Heitor Fell, Falvaro de Assis e Luís Augustin), a viagem inicia no dia 20. Eles farão um percurso maior, de 6,8 mil quilômetros, passando por Mendoza (Argentina).

Luís Plein parte no dia 25 e deve percorrer cerca de 5,3 mil quilômetros. Ele encontrará com o grupo no dia 27, em San Pedro de Atacama. O vilarejo chileno é conhecido pelos bons hotéis e restaurantes em estilo rústico em meio às belas paisagens do Deserto de Atacama.

San Pedro de Atacama está localizado num oásis em pleno Deserto do Atacama, o mais árido do mundo. Lá se concentra um dos maiores fluxos de turistas de todo o mundo, em busca de aventuras nas mais variadas atrações da região.

A partir desse ponto, o grupo vai encarar as maiores adversidades, como as estradas de rípio (vias de chão batido com cascalho), baixas temperaturas e a altitude, que pode causar o Mal de Soroche (dor de cabeça, tontura e até desmaio), até chegar ao Salar de Uyuni.

“Ali começa a aventura propriamente dita, pois essas estradas têm pedras soltas e balsões de areia, o que torna perigosa a pilotagem, por lugares inóspitos, sem estrutura. É necessária atenção constante”, salienta Plein.

Todo ano, nesta época, o grupo de aventureiros visita um lugar diferente, normalmente nas proximidades da Cordilheira dos Andes. Embora viajem pela América do Sul faz anos, esta será a primeira vez na Bolívia para a maioria deles. “A viagem é um misto de aventura, prazer e adrenalina”, classifica Plein. O retorno deve ocorrer até o dia 4 de novembro.

Salar Uyuni, maior deserto de sal do mundo, é o destino principal do grupo de aventureiros. Ele está localizado na Bolívia e tem 12 mil km de extensão. Paisagem é composta por mar branco de  sal

Salar Uyuni, maior deserto de sal do mundo, é o destino principal do grupo de aventureiros. Ele está localizado na Bolívia e tem 12 mil km de extensão. Paisagem é composta por mar branco de sal

Belezas no caminho

As paisagens inóspitas são atrativos do percurso pela América do Sul. “Não conheço ninguém que cruzou a Argentina e Chile e não se admirou com suas belezas naturais ímpares. Por qualquer lugar que se passa, os locais são surreais”, garante Plein.

Sobre o Salar Uyuni

Localizado no sudoeste da Bolívia, é conhecido como o maior deserto de sal do mundo, com cerca de 12 mil quilômetros de extensão, a 3,6 mil metros de altitude. A paisagem é composta por um mar branco de sal.

Na maior parte do ano, o Salar fica todo seco, porém, no período chuvoso (verão), é possível encontrá-lo alagado. Se isso acontecer, o deserto se transforma em um espelho, refletindo o céu, as nuvens e até as estrelas.

Acompanhe
nossas
redes sociais