Grupo Helmuth Kuhn celebra 35 anos de história

Arroio do Meio

Grupo Helmuth Kuhn celebra 35 anos de história

Formado por 183 integrantes, grupo leva a cultura germânica em apresentações por todo o RS. Baile reuniu mais de 1,2 mil pessoas

Por

Grupo Helmuth Kuhn celebra 35 anos de história
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ao som da música típica alemã, o Grupo de Danças Folclóricas Helmuth Kuhn, do bairro São Caetano, realizou no sábado o baile alusivo aos 35 anos de história. O evento reuniu 22 grupos de várias regiões do estado e mais de 1,2 mil pessoas em festa comemorativa.

Walter Roberto Rahmeier, 46, foi um dos primeiros a integrar o grupo. Conta que em março de 1963 o então presidente da comunidade evangélica, músico e regente de coro de trombone, Helmuth Kuhn, iniciou as atividades evidenciando as tradições alemãs em pequenas apresentações nos bailes da região.

Rahmeier ingressou no grupo aos 11 anos de idade, lembra que na época Kuhn convidou alguns jovens para ensaiar danças do folclore alemão na comunidade evangélica. “Já rodamos todo o estado, criamos uma grande família” orgulha-se.

Presidente Fernando Eneias Bruxel e Patricia Bruxel

Presidente Fernando Eneias Bruxel e Patricia Bruxel

Cultura alemã em destaque

O grupo mantém os ensaios com os 183 integrantes divididos nas categorias pré-mirim, mirim, infanto-juvenil, juvenil, semioficial, oficial e prost.

Fernando Enéias Bruxel, presidente, destaca que o grupo mantém os ideais do fundador – evidenciar as tradições alemãs por meio da música, teatro e dança. Hoje as apresentações rodam várias cidades do estado criando parcerias com demais grupos.

Nos próximos dias, o grupo ensaia para as apresentações na 34ª Ocktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

Walter Roberto Rahmeier e a mulher Maica

Walter Roberto Rahmeier e a mulher Maica

Saiba mais

Helmuth Kuhn morreu em agosto de 1983. Como forma de homenagem, o grupo leva seu nome por onde passa, levando a cultura e tradição germânica a várias regiões do estado.

Gabriel Santos: gabrielsantos@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais