Vale aguarda mais efetivo para a BM

Vale do Taquari - Segurança pública

Vale aguarda mais efetivo para a BM

A 17 dias das eleições, o Piratini anunciou o primeiro chamamento dos aprovados no último concurso da Brigada Militar. Serão 2 mil novos soldados à corporação. Em princípio, não há previsão de que algum deles seja enviado para o Vale do Taquari. A expectativa é que os policiais iniciem o serviço na metade de 2019

Por

Vale aguarda mais efetivo para a BM
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Às vésperas das eleições, o governo do Estado anunciou nessa quarta-feira o primeiro chamamento dos aprovados no último concurso da Brigada Militar, promovido em dezembro de 2017. Serão dois mil novos soldados a ingressar na corporação estadual. Por enquanto, não há garantias de ampliação do efetivo regional.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a formação deve iniciar em novembro. O Curso Básico de Policial Militar terá cerca de oito meses de duração. A expectativa é que os novos servidores iniciem no segundo semestre de 2019. O custo mensal para manter os policiais será de cerca de R$ 13 milhões.

Conforme o comandante regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Taquari, coronel Ricardo Alex Hofmann, o comando estadual da Brigada avaliará em quais regiões estão as maiores necessidades, antes de fazer a distribuição dos soldados. Segundo ele, a unidade regional pleiteia que pelo menos 90 dos futuros servidores realizem o curso de formação em Lajeado.

Ricardo Alex Hofmann

Preparada para ocorrer no Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), a qualificação permitirá que, após a etapa teórica, os alunos atuem de forma efetiva, colaborando com os agentes já em atividade. “Com a presença de vários policiais circulando e aprendendo por aqui a comunidade já terá uma sensação de maior segurança”, destaca Hofmann.

Entretanto, mesmo que a região se torne um dos polos de formação de brigadianos, não existe a confirmação de que eles permanecerão aqui após a conclusão. “Vamos trabalhar para que o maior número possível de soldados continue aqui, somando forças com a BM do Vale do Taquari.”

“Dentro da média”

A corporação regional atua com 45% a menos do previsto para o Vale, proporção que está dentro da média estadual, revela o comandante. “Com o efetivo que temos, estamos garantindo a segurança da população. Estamos conseguindo cumprir a missão da Brigada”, assegura. Segundo ele, as estatísticas criminais demonstram estabilidade.

“Estamos acompanhando todos os tipos penais e criminais. Em linha geral, temos uma redução dos crimes em todo o estado, incluindo a nossa região”, afirma o coronel. O comandante avalia que 60 novos policiais já colaborariam muito para o trabalho do CRPO, intensificando a atuação preventiva.

O comandante reconhece a ausência de policiais em municípios pequenos em determinados períodos do dia. Conforme Hofmann, tem funcionado a estratégia de privilegiar o policiamento diurno, e manter as patrulhas intermunicipais durante a madrugada.

“Não há necessidade hoje, e não haverá como, de manter policiamento em todas as cidades 24 hora por dia. Até porque são comunidade muito pequenas, com poucos problemas”, avalia.

Procedimentos

A publicação no Diário Oficial do Estado deve ocorrer nesta sexta-feira, 21. As informações relativas aos procedimentos a serem feitos pelos futuros servidores, como análise de vida pregressa, exames toxicológicos e apresentação dos demais documentos necessários, serão publicadas no site da BM, após a oficialização do ato.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais