Passados 20 anos da elaboração do projeto de asfaltamento da ERS-421, a obra ainda não foi concluída. Restaram dois trechos, de um total de 6,7 quilômetros para a conclusão da ligação de Sério com Forquetinha e Boqueirão do Leão.
Perto da conclusão, a obra foi paralisada em junho do ano passado. Na época, a justificativa do Daer era da necessidade de modificações no projeto, questão debatida com a empresa responsável pela execução, a STE Engenharia.
Já no começo desta semana a autarquia prometeu a retomada dos trabalhos. Está prevista a execução do trecho entre Boqueirão do Leão e Sério na segunda quinzena de outubro e a conclusão dos 4,5 quilômetros até fim do ano.
Em relação ao trecho de Sério a Forquetinha, cerca de 2,2 quilômetros, não há previsão da retomada nas obras.
Usuários e moradores às margens dos trechos não asfaltados reclamam do excesso de buracos e poeira. Desde que foi interrompida a obra, há mais de um ano, não houve manutenção. Patrolamento ocasional foi realizado pelas prefeituras.
“Estamos ansiosos pela conclusão do asfalto na ERS-421. Falta pouco para a realização do sonho da comunidade”, comenta Sírio Soares, 60. Ele mora no trecho entre Sete Léguas e Linha Data, o asfalto está a poucos metros de sua residência.
“A base foi praticamente concluída, não deveriam ter parado no ano passado”, comenta Soares. Critica também a falta de manutenção neste período. “A casa precisa estar sempre fechada, não dá pra aguentar a poeira.”
Situação complicada para quem usa diariamente o trecho. “É nosso principal acesso, passo quase que diariamente. Uma pena não conseguirem terminar esse asfalto”, lamenta a funcionária pública, Judite Corbellini.
Ao longo de 20 anos
Os investimentos estipulados nos projetos, feitos em 1998, foram insuficientes para asfaltar toda a extensão de 44,4 quilômetros. Para continuar os serviços, o governo estadual fez nova licitação entre 2013 e 2014.
Foram elaborados dois projetos. O primeiro, entre Forquetinha e Sério, investimento de R$ 20 milhões estipulava a conclusão de 17 quilômetros. A construtora pretendia encerrar tal trecho até março de 2014. No ano de 2016, foram aditivados ainda R$ 5,2 milhões para concluir 4,3 quilômetros.
No outro trecho, entre Sério e Boqueirão do Leão, um orçamento de R$ 13,35 milhões, para a conclusão de 12 quilômetros. Entre 2016 e 2017, restavam 7,3 quilômetros. Os recursos novamente não foram suficientes, sendo financiados cerca de R$ 11 milhões pelo BNDES.
Felipe Neitzke: regional@jornalahora.inf.br