Granola para começar bem o dia

COMA SEM MEDO

Granola para começar bem o dia

Foi o tempo em que os cereais matinais que dominam as propagandas, voltadas especialmente para crianças, era visto como uma opção saudável. Sabe-se que a maioria desses produtos é cheia de açúcar e outros aditivos que não beneficiam a saúde.…

Por

Atualizado sexta-feira,
08 de Agosto de 2018 às 09:27

Granola para começar bem o dia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Foi o tempo em que os cereais matinais que dominam as propagandas, voltadas especialmente para crianças, era visto como uma opção saudável. Sabe-se que a maioria desses produtos é cheia de açúcar e outros aditivos que não beneficiam a saúde.

Na busca pela alimentação saudável, a granola chegou para ficar. Trata-se de uma mistura de grãos integrais, frutas secas e oleaginosas (como castanhas e nozes), que pode ou não ter mel ou açúcar.

Segundo a nutricionista Ana Paula Arnholdt Giongo, por ser uma fonte de fibras e outros compostos funcionais, a granola é benéfica para a saúde do corpo, desde que feita com ingredientes balanceados. Entre os benefícios, estão ajuda da saciedade, regulação do hábito intestinal, redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e controle da glicemia.

Gastro_031

Ela pede cautela na hora de comprar o produto, já que as versões industrializadas podem conter adição de açúcar e de gordura, além de conservantes e aditivos químicos alimentares.

É interessante sempre verificar a embalagem dos alimentos, pois é lá que estão listados os ingredientes. Vale lembrar que eles aparecem da maior para a menor quantidade. Ou seja, o primeiro ingrediente está presente em maior quantidade, enquanto o último é o que tem menor quantidade no produto em questão.

“Como alternativas, você pode criar sua própria receita de granola com orientação de um profissional nutricionista ou optar por uma variedade mais saudável, dando preferência às linhas de produtos artesanais ou orgânicos”, orienta.

As melhores formas de consumir a granola é acompanhando com frutas e iogurtes, no café da manhã ou nos lanches. Também pode ser adicionada ao preparo de pães e bolos. Ana comenta que a quantidade diária pode variar de duas a cinco colheres, de acordo com orientação profissional para cada pessoa.

A nutricionista ainda destaca a importância da ingestão de água para que o organismo possa operar bem.

Aprenda a fazer granola em casa

INGREDIENTES

• 2 xícaras de flocos de aveia
• 4 colheres (sopa) de mel
• ½ xícara de nozes ou castanhas trituradas
• 1 ou 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
• ¼ de xícara de coco ralado
• 1 colher rasa de farinha de chia
• ½ colher rasa de canela em pó

MODO DE PREPARO

• Em uma vasilha, quebre as nozes em pequenos pedaços. Adicione os flocos de aveia, o mel, o azeite, o coco ralado, a farinha de chia e a canela. Misture tudo, primeiro com uma colher, depois com as mãos.

• Os ingredientes devem ficar bem misturados e separados, se não, na hora que assar, a granola fica com muitos pedaços.

• Para levar ao forno, forre um tabuleiro com papel-manteiga e espalhe a granola. Coloque para assar em forno pré-aquecido de 15 a 20 minutos, até a granola dar uma leve corada. Retire e está pronta!

Acompanhe
nossas
redes sociais