Na despedida, outono muda as paisagens

Vale do Taquari - CHEGADA DO INVERNO

Na despedida, outono muda as paisagens

Temperatura sobe até quinta-feira. Frio intenso volta no fim de semana, com tendência de chuvas

Por

Na despedida, outono muda as paisagens
Vale do Taquari

Embora o frio já tenha chegado, o inverno inicia de forma oficial nesta quinta-feira, 21. Os últimos dias do outono serão de temperaturas mais amenas na região, em comparação ao fim de semana passado. Para este ano, meteorologistas estimam uma estação mais branda e seca em relação à média histórica do estado.

Conforme prognósticos, o frio será menos intenso nos próximos dias, com uma massa de ar seco atuando sobre o estado. As temperaturas sobem de modo gradativo até quinta-feira. Na sexta, voltam a cair e surge possibilidade de chuva. O tempo mais frio e úmido deve se estender ao sábado e domingo, com pancadas e nebulosidade variável.

Segundo a estação meteorológica instalada no câmpus da Univates, em Lajeado, as temperaturas mínimas do fim de semana foram de 3,3°C, no sábado, e 2,1°C, no domingo. Já a base do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Teutônia, registrou 0°C no sábado e 0,1°C no domingo.

A coordenadora do Núcleo de Informação Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, Carolina Heinen, afirma que em alguns locais houve temperaturas ainda mais baixas. “Em uma estação meteorológica particular, em Teutônia, a temperatura mínima no sábado foi de -0,6°C. Na parte alta do Vale, não se descarta que tenha ficado próxima ou abaixo de -1°C”, informa.

Inverno padrão

O principal sistema meteorológico atuante na Região Sul durante o inverno é a frente fria, que apresenta maior frequência de passagem. Com isso, ocorre uma maior entrada de massas de ar frio que vêm na retaguarda desse sistema e provocam a queda das temperaturas, chegando, muitas vezes, a marcas ao redor ou, até mesmo, abaixo de zero.

“Também é comum a alternância com períodos até mesmo um pouco quentes, com temperaturas próximas dos 30°C”, pondera a coordenadora do NIH. Isso ocorre porque a região está situada numa zona de latitudes médias, definida como de fronteira climática, e sofre a influência de diversos sistemas atmosféricos, explica.

Para este ano, os prognósticos de institutos nacionais e internacionais de climatologia indicam a ausência dos fenômenos El Niño e La Niña, responsáveis por tirar o inverno da normalidade. Contudo, não se descarta a ocorrência de episódios extremos tanto de chuva como de temperatura ao longo da estação.

“Ao que tudo indica, neste inverno, teremos precipitação dentro ou um pouco abaixo da média histórica de cada mês.” Em relação às temperaturas, a tendência geral para o período é de valores médios, dentro ou um pouco acima do padrão climatológico para a região.

04_AHORA

Prognósticos para os meses de inverno

Junho
Mínima média: 11,5°C
Máxima média: 19,4°C
Precipitação média: 150mm

Julho
Mínima média: 9,2°C
Máxima média: 18,9°C
Precipitação média: 170mm

Agosto
Mínima média: 10,1°C
Máxima média: 20,3°C
Precipitação média: 120mm

Setembro
Mínima média: 11,4°C
Máxima média: 22,8°C
Precipitação média: 150mm

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais