Dança Bom Retiro quer superar edições anteriores

Bom Retiro do Sul

Dança Bom Retiro quer superar edições anteriores

Com mais de 30 grupos inscritos, evento celebra aniversário de emancipação da cidade

Por

Dança Bom Retiro quer superar edições anteriores
Foto: Arquivo/Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Inicia amanhã o 6º Dança Bom Retiro. O espetáculo se estende até sábado, no CTG Querência da Amizade. Com mais de 780 bailarinos inscritos, promete ser a maior edição da atividade, promovida desde 2013. O festival é considerado um dos maiores eventos de dança do Vale do Taquari.

Com mais de 130 apresentações, a programação terá a presença de 36 grupos de 11 cidades de diversas regiões do RS. Haverá dançarinos de Bom Retiro do Sul, Barra do Ribeiro, Canoas, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Pareci Novo, Porto Alegre, Taquari, Teutônia e Westfália. Nas três noites de evento, as atividades iniciam às 19h e são abertas ao público.

As disputas ocorrem nas seguintes modalidades: estudantes, terceira idade, dança especial, ballet clássico, dança moderna, dança contemporânea, dança do ventre, dança folclórica, dança de salão, jazz, danças urbanas e estilo livre.

O evento é realizado pela administração municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. Conforme o prefeito Edmilson Busatto, o Dança Bom Retiro foi escolhido neste ano para ser a atração principal em celebração ao aniversário de 59 anos de emancipação do município, comemorado nesta semana.

11_AHORA

Além da importância cultural, ele destaca a relevância turística e econômica da atividade. “O Dança Bom Retiro começou pequeno e foi crescendo ao longo dos anos. Hoje já é um evento consagrado em nossa região”, afirma.

Segundo o chefe do Executivo, com a presença de competidores de diversas localidades do RS, a programação é mais uma oportunidade para a comunidade local receber bem os visitantes e demonstrar as potencialidades do município.

Como diferencial neste ano, uma ampla estrutura é montada para receber artistas e espectadores. Além do palco e das acomodações dentro do CTG, o público terá locais especiais no entorno do galpão, com praça de alimentação, estacionamento, segurança e socorristas. Mais de cem servidores trabalham na organização.

Intercâmbio de conhecimentos

Professora de dança e idealizadora do evento, Lene Petry ressalta que o espetáculo “está em uma crescente” em termos de público e bailarinos. Coordenadora de Cultura da administração anterior, ela elogia o empenho da atual gestão para dar continuidade ao festival. Com 13 coreografias a serem apresentadas por seus alunos, a bailarina tem ótimas expectativas em relação ao espetáculo.

“O evento surgiu para transformar a história da dança na nossa região e ganha cada vez mais espaço e importância”, afirma Lene. Conforme a bailarina, o Dança Bom Retiro proporciona um amplo intercâmbio de conhecimentos artísticos e consiste na segunda maior atividade municipal, atrás apenas do Natal nas Águas.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais