Busca pelo acesso inicia no domingo

Lajeadense - Retorno à elite

Busca pelo acesso inicia no domingo

Lajeadense recebe o Pelotas a partir das 18h

Por

Busca pelo acesso inicia no domingo

Chegou a hora. O Clube Esportivo Lajeadense inicia neste domingo a busca pelo retorno à primeira divisão do futebol gaúcho. O adversário na estreia é o Pelotas. A bola rola a partir das 18h, no Estádio Alviazul.

Esta edição da Divisão de Acesso promete ser uma das mais difíceis dos últimos anos, com diversos clubes de histórico respeitável na disputa. O Lajeadense está na chave A, junto de Pelotas, Aimoré, Bagé, Santa Cruz, São Gabriel, Internacional de Santa Maria e Guarani. Quatro equipes avançam para as quartas de final.

O time chega à estreia respaldado por uma boa pré-temporada. Nos cerca de dois meses de preparo, foram disputados sete amistosos, com quatro vitórias, sobre o combinado do Éder Ceccon, Forquetense e Santa Cruz, duas vezes. Dois empates, com Igrejinha e Esportivo, e apenas uma derrota, para o Internacional. Um aproveitamento de 66%.

O técnico Daniel Franco avalia a pré-temporada como muito boa, com uma perceptível evolução do grupo. Por ser um elenco jovem, foi necessário trabalhar muitos fundamentos, mas acredita que a equipe tenha assimilado bem o projeto. “Primeiramente demos uma ênfase na parte física dos atletas, para posteriormente entrarmos na parte técnica e tática. O grupo se apresentou muito bem e houve uma evolução muito boa.”

Franco confia que essa evolução do grupo é o ponto forte do seu trabalho até aqui. “O grupo é muito jovem, exige um esforço muito grande da comissão técnica, mas estamos conseguindo lidar muito bem com eles, e eles nos dão um retorno proporcional ao nosso esforço. Acredito que nosso trabalho coletivo está muito bem.”

Mesmo assim, diz que a equipe tem muito a melhorar e que isso vai ocorrer com o andamento da competição. “Acho que precisamos jogar para assim saber o que temos a melhorar. Precisamos manter o mesmo ritmo e corresponder o que foi mostrado na pré-temporada.”

A torcida é parte fundamental na busca da equipe pelo título da Divisão de Acesso. Os ingressos podem ser comprados de forma antecipada nas lojas DMF Esportes, Lotérica Resolve, Restaurante D’Fronte ou ser comprados na hora da partida, na bilheteria do estádio.

Foram dois meses de  pré-temporada, quando a equipe comandada por Daniel Franco realizou sete amistosos. Conseguiu quatro vitórias, dois empates e uma derrota - aproveitamento de 66.66%

Foram dois meses de pré-temporada, quando a equipe comandada por Daniel Franco realizou sete amistosos. Conseguiu quatro vitórias, dois empates e uma derrota – aproveitamento de 66.66%

Do outro lado

O goleiro Vini Parise atuava no time do Lajeadense na temporada passada. Agora, está do outro lado, no Pelotas. Conta que a preparação do Lobo foi muito produtiva. “Tivemos 40 dias de pré-temporada, enfrentamos adversários fortes e conseguimos formar um bom grupo.” Quanto aos pontos fortes do Pelotas, conta que é uma equipe muito tradicional no estado com uma torcida muito apaixonada. Além disso, conseguiu formar um bom grupo, que já vinha trabalhando junto e que conta com peças de reposição.

Os últimos confrontos entre as duas equipes foram bons para o Lajeadense, que conseguiu importantes vitórias. Conforme Vini, isso não atrapalha o Pelotas. “Sabemos que cada jogo é uma história diferente, vamos trabalhar e dar o nosso melhor para que possamos voltar com um resultado positivo de Lajeado.”

Em 2017, Alviazul eliminou o Pelotas nas quartas

Em 2017, Alviazul eliminou o Pelotas nas quartas

Distância percorrida

O Lajeadense percorrerá um total de 2.934 quilômetros na primeira fase, sendo Bagé a cidade mais longe, 744 km (ida e volta), e Venâncio Aires a mais perto, 58 km. As demais são: Pelotas (740), São Gabriel (642), Santa Maria (402), São Leopoldo (232) e Santa Cruz do Sul (116).

21_AHORA

Entrevista

“Uma competição muito difícil”

Treinador do Lajeadense na Divisão de Acesso, Daniel Franco espera uma competição equilibrada e difícil, com equipes de bom histórico, mas acredita que o Alviazul entra como postulante ao título.

A Hora – O Lajeadense te surpreendeu em algum aspecto?

Daniel Franco – Eu já conhecia o clube há muito tempo, já estive aqui em outras oportunidades. É um clube que tem uma história bonita e é muito conhecido dentro do nosso estado, isso me cativou e motivou a vir pra cá.

O que você espera da Divisão de Acesso?

Franco – Uma competição muito difícil. Muitas equipes com camisa e histórico buscando voltar para a divisão principal, eu imagino que seja uma dos campeonatos mais difíceis dos últimos anos.

Você acompanha o trabalho das outras equipes?

Franco – Na medida do possível, a gente tem estudado os times, mais os da nossa chave. Buscamos analisar jogos para que não sejamos surpreendidos na hora de enfrentar essas equipes.

Quais os favoritos ao acesso?

Franco – O Lajeadense.

E os rebaixados?

Franco – O futebol é muito nivelado, a gente espera uma coisa de uma equipe, mas pode acontecer totalmente o contrário. Todas estão trabalhando e todos jogos serão difíceis.

Quanto o nervosismo pode atrapalhar no primeiro jogo?

Franco – Eu acho que o nervosismo e a ansiedade podem dar alguma alteração na execução do nosso jogo, mas por pouco tempo, 5 a 10 minutos de jogo. Mas acredito que a partir do momento que o jogo começar e o nosso torcedor incentivar, a equipe vai entrar no jogo e mostrar o nosso melhor potencial.

Você já tem o time para a estreia?

Franco – Quase.

Pode dizer a escalação?

Franco – Só no dia da partida.

Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais