Ederson Spohr assume a presidência em 2018

Lajeado

Ederson Spohr assume a presidência em 2018

Vereador será o segundo presidente do PMDB nesta legislatura

Por

Ederson Spohr assume a presidência em 2018
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A câmara de vereadores será presidida em 2018 pelo parlamentar do PMDB, Ederson Spohr. A decisão, ainda não oficializada, foi tomada nesta semana, após diversas reuniões entre líderes partidários e bancadas das principais siglas. Para compor a próxima Mesa Diretora, o peemedebista chamou Paulo Tóri (PPL) para ser vice-presidente, e a vereadora Neca Dalmoro, do PDT, para o cargo de secretária.

Inicialmente, e conforme acordo firmado ainda em dezembro de 2016, quando da escolha por Waldir Blau (PMDB) para a presidência neste ano, o cargo de chefe do legislativo seria ocupado, em 2018, por Mariela Portz, única representante do PSDB e parte da base governista na câmara lajeadense. Entretanto, a tucana deverá assumir só em 2019.

Spohr prefere não polemizar sobre a mudança neste rodízio. Segundo ele, já estava pré-definido, neste mesmo acordo, que ele assumiria a presidência durante esta legislatura. “Nós acordamos que eu seria o presidente no 2º ou no 3º ano. É o que está acontecendo, de forma bastante tranquila e transparente”, reforça.

09_AHORA

Sobre a formação da Mesa Diretora, ele faz questão de ressaltar a boa relação com o futuro vice-presidente. “Eu sempre me dei bem com o Paulo Tóri, e ele aceitou o meu convite. Da mesma forma foi tratado com a futura secretária. A chapa foi montada sem maiores problemas. E assim deverá ser a condução dos trabalhos”, sugere.

Para o mandato de 12 meses, Spohr traça algumas objetivos. Entre esses, ele pretende melhorar o site eletrônico da câmara. “Eu vi algo que me motivou muito em Venâncio Aires, que é o Selo de Transparência, distinção concedida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para os melhores portais de legislativos municipais.

“Creio que isto seja de extrema importância, principalmente para o nosso contribuinte. Nos dias atuais, com todo o descrédito para com a nossa política, a transparência tem cada vez mais relevância para todos” pontua. O site da câmara de Lajeado foi atualizado este ano, porém ainda faltam alguns itens cobrados pelo TCE para a melhor navegação por parte dos cidadãos.

09_AHORA2

Nova sede da câmara

Spohr é contrário à definição do atual presidente acerca da compra da sede própria da câmara de vereadores. Ele demonstra desconfiança com a possibilidade de construir um novo pavimento no Genes Work & Shop, e também questiona os gastos com um prédio usado. “Vamos solicitar mais pareceres sobre as possibilidades de reforma e ampliação”, resume.

Para Spohr, a melhor alternativa seria construir um prédio novo no terreno da antiga Praça Mário Lampert, no centro da cidade, utilizando-se de terrenos públicos como forma de permuta. “Se é para investir, que seja em um prédio novo, adequado. Moderno. E para isso, que pelo menos 50% do valor seja quitado por meio do repasse de imóveis do município, por meio de licitação.”

Relação com Executivo

O novo presidente da câmara foi candidato a vice-prefeito na chapa de Marcelo Caumo, em 2012. Já na eleição passada, ele apoiou Márcia Scherer, a candidata do PMDB. Sobre a relação com o gestor municipal, Spohr garante que irá prevalecer o “bom diálogo”. “Eu sempre trabalhei assim, conversando, sem ser truculento. E é assim que será a relação com o prefeito e secretários”, garante, acrescentando que a forma como foi alterada algumas turmas em escolas foi um erro do Executivo.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais