Apae lança agenda de  comemoração aos 50 anos

Estrela

Apae lança agenda de comemoração aos 50 anos

Entidade faz 1,6 mil atendimentos mensais a 130 alunos

Por

Apae lança agenda de  comemoração aos 50 anos
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os 50 anos de atividades da Apae serão comemorados com uma série de atividades durante os próximos meses. Ontem à tarde, cerca de 150 pessoas participaram do lançamento da programação alusiva ao aniversário.

O evento reuniu pais, alunos, colaboradores, autoridades do município e da região e diversas entidades. Cerca de 150 pessoas participaram da cerimônia no ginásio da entidade.

O presidente da associação, João Carlos Schaeffer, afirma que a intenção é levar ao conhecimento da sociedade a data e divulgar o trabalho feito pela organização. Na avaliação dele, o aniversário simboliza desafios alcançados graças ao  apoio e auxílio da comunidade. “Precisamos agradecer. São 50 anos que contaram com a participação de 24 diretorias e de um amplo envolvimento da sociedade e dos colaboradores.”

Schaeffer assumiu a direção em janeiro, mas acompanha as atividades da instituição faz mais tempo. Segundo ele, o principal desafio é manter a equipe. São 27 profissionais que atuam na instituição. Os convênios cobrem 75% dos custos com equipe e demais despesas mensais.

Para fechar as contas, no fim de cada mês, a contribuição de voluntários é fundamental. De acordo com Schaeffer, esse envolvimento garante que a entidade honre os seus compromissos e mantenha em funcionamento os trabalhos. “São rifas, jantares e programas de contribuição permanentes que têm o objetivo de angariar recursos para manter os serviços.”

Amigo Apae

De acordo com o Schaeffer, os interessados em auxiliar a instituição podem aderir ao Programa Amigo Apae. Os apoiadores se cadastram e podem ajudar com um valor mensal, que varia de R$ 30 a R$ 100. Interessados pode contatar pelo 3712-1432.

Instituição

A Apae de Estrela foi fundada em 18 de agosto de 1967. A organização atende crianças adolescentes e adultos com deficiência intelectual. Hoje realiza cerca de 1,6 mil atendimentos mensais para 130 alunos de Estrela e de municípios como Colinas, Bom Retiro do Sul, Imigrante e Lajeado.

A entidade mantém a Escola de Educação Especial Cantinho do Sorriso  e uma clínica credenciada ao SUS que presta atendimento a portadoras de deficiência intelectual, múltipla e transtornos globais de desenvolvimentos. Serviço é oferecido para crianças, jovens, adultos e idosos.

Programação

Junho – Dia 8, jantar beneficente no CTG Roupa Gaudéria.

Agosto

•Apae de Portas Abertas: no dia 18, data de aniversário, ocorre o evento com atividades de integração entre alunos e comunidade.

•Sessão especial: no dia 21, a câmara de vereadores promove uma sessão em comemoração aos 50 anos da instituição. Durante o encontro, será aberta a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla e Intelectual.

•Encontro das Apaes do 8º Conselho: no dia 22, a atividade reúne profissionais de organizações de Lajeado, Teutônia e Venâncio Aires.

Setembro – Dia 2, Jantar Gourmets Solidariedade

Novembro – Dia 22, às 20h, jantar em comemoração aos 50 anos da Apae. Atividade encerra a programação.

Acompanhe
nossas
redes sociais