Desde ontem, os Correios atribuíram 1.541 CEPs, em 27 bairros oficiais do município. A mudança ocorreu para atender com mais eficiência às demandas da cidade e aperfeiçoar a prestação do serviço de entrega de correspondências.
A alteração leva em consideração a população local e o fluxo de objetos entregues. Segundo a assessoria dos Correios, para isso acontecer a cidade, precisa ter mais de 50 mil habitantes. Nesses locais, a entrega de correspondências deve ser realizada por um Centro de Distribuição Domiciliária.
Até dia 30, Lajeado tinha um CEP geral – 95900-000 – para todos os logradouros. Com a nova codificação, a faixa de CEP varia do 95900-001 até 95914-999 e inclui 1.288 logradouros. Para a área rural do município, os Correios disponibilizaram o CEP 95814-899.
Diante da modificação, é importante que os moradores atualizem o CEP do endereço aos correspondentes para que contas e encomendas sejam entregues ao local correto. A atualização irá auxiliar na distribuição mais rápida das correspondências e pretende diminuir as dificuldades de entrega e eventuais devoluções por endereçamento inadequado, incompleto ou incorreto.
Segundo o órgão, para evitar maiores problemas, a mudança terá um período de transição que pode variar de acordo com cada município. Apenas a postagem de telegrama não poderá ser realizada sem o novo CEP desde o dia 31 de outubro.
Para os demais serviços, os Correios aguardam que a população atualize os cadastros com o novo CEP em todos os órgãos com os quais tem relacionamento, como bancos, operadoras de telefonia, lojas, entre outros.
Os Correios esperam a colaboração da população para que no menor prazo possível todos atualizem os cadastros para evitar transtornos na entrega das correspondências.
Consulta
Para consultar o CEP correto na internet, basta acessar o Busca CEP (www.buscacep.com.br) ou o site dos Correios (www.correios.com.br). Na consulta, basta colocar o nome da rua. Ainda é possível fazer a pesquisa por meio da Central de Atendimento dos Correios (CAC), pelos 3003 0100 para as capitais e regiões metropolitanas e 0800 725 7282 para as demais localidades.
A população receberá um panfleto sobre o novo CEP de sua residência. Também é possível consultá-lo nas agências de Correios.