Cooperativa faz coleta  automática do leite

Vale do Taquari

Cooperativa faz coleta automática do leite

Medidor comprova procedência e qualidade

Por

Cooperativa faz coleta  automática do leite
Vale do Taquari

A Cooperativa Languiru, de Teutônia, é pioneira na região em testar equipamento para iniciar o recolhimento automático do leite nas propriedades dos associados. A tecnologia portuguesa foi implantada inicialmente em dois caminhões, cuja fase de testes se estende por 60 dias.

Conforme o gerente da indústria de laticínios, Lauri Reinheimer, e o coordenador administrativo da unidade, Mauro Aschebrock, as principais vantagens do medidor de vazão, tecnologia difundida na Europa (Portugal, Espanha e Alemanha), são a exatidão do volume armazenado no resfriador, a sanidade e qualidade da matéria-prima a ser processada na fábrica.

Com o uso de GPS, toda rota dos transportadores é mapeada. Após a fase de testes, existe a possibilidade de toda frota de caminhões utilizar o equipamento, prevê Reinheimer.

O presidente da Languiru Dirceu Bayer destaca a busca constante pela qualificação dos processos produtivos. Assegura a qualidade, a sanidade e atende à legislação vigente, além de reduzir a mão de obra no transporte e o desperdício, frisa.

Renato Kreimeier, vice-presidente, enaltece o pioneirismo. Nas décadas de 80 e 90, a cooperativa foi a primeira a fazer a coleta a granel de leite no estado. “Agora automatizamos o recolhimento. Isso nos prepara para atender às exigências de outros mercados.”

Sem contato manual

Hoje, as amostras coletadas para análise são retiradas dos tanques de armazenamento pelo transportador. A adoção do sistema tecnológico, que conta inclusive com GPS e é instalado nos caminhões-tanque, permitirá que a coleta das amostras seja feita dentro de um sistema fechado, resfriado e autônomo, tornando desnecessária a manipulação do produto.

O equipamento fornece, em tempo real, dados como volume de leite, temperatura, hora de coleta, informações do produtor, do transportador e da indústria.

Elói Wiebusch, transportador, elogia a iniciativa. “Elimina o contato manual e traz um dado justo tanto em qualidade como quantidade. Seguimos um modelo adotado há 25 anos em outros países.”

Para os irmãos Ricardo e Paulo Mattes, o equipamento assegura a transparência do processo desde a propriedade até o beneficiamento. Os clientes podem comprar o produto com 100% de garantia, sem nenhum risco para a saúde, garantem.

Acompanhe
nossas
redes sociais