Abre Alas: músico lança CD autoral

Cultura

Abre Alas: músico lança CD autoral

Com sistema de gravação caseiro, Eduardo da Silva preparou o disco de MPB Rock com 11 faixas

Por

Abre Alas: músico lança CD autoral
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O lançamento do primeiro CD do músico lajeadense Eduardo da Silva ocorre neste domingo, às 15h30min, no Public House. Chamado Abre Alas, o disco tem 11 faixas autorais no estilo musical MPB Rock, todas gravadas por Silva, com participação especial do baterista Tobias Kipper. A vontade de trabalhar como compositor surgiu faz sete anos, quando fez a primeira música do CD, lembra o artista.

A identidade musical começou a ser construída logo após aprender a tocar violão, durante os primeiros shows, aos 18 anos. “À medida que o tempo passava, senti a necessidade de ter material próprio.” Para Silva, é uma maneira de seu show se estender além dos palcos.

Mesmo disponibilizando as músicas em seu site, o CD tem venda garantida. “Vejo pelos EPs, muito procurados após os shows.” Quem gosta das músicas, preza por guardar o item com autógrafo e dedicatória, conta. “É uma forma de criar vínculos.”

Silva conta que o medo de rejeição do trabalho autoral foi vencido ao mostrar as músicas e receber feedback do público. “Eles indicavam o que funcionava ou não.” Hoje, se sente mais seguro ao apostar no trabalho original, conta.

Conhecimento compartilhado

O CD Abre Alas foi feito com um sistema de gravação caseiro, montado por Silva. A parceria com o estúdio Top Records foi para garantir a finalização do material. “Fora a participação do baterista, todos os instrumentos foram gravados em casa por mim.”

Segundo Silva, esse é um método viável para compositores independentes, que não recebem incentivo financeiro. “Gravar em estúdio acaba saindo caro, pois é cobrado por horas trabalhadas.” Dessa forma, Silva conseguiu encaixar as gravações na rotina, sem gastos adicionais.

Em parceria com a Secretaria de Cultura e Educação de Lajeado, Silva ensinou sobre o sistema em forma de workshop de produção musical em escolas da rede municipal. “Fiquei impressionado com o interesse dos jovens e professores.”

Mesmo quem não tinha aptidão para música pôde aproveitar o conhecimento. “Alguns contaram que iam usar o sistema para gravar vídeos para o YouTube.” Para Silva, essa foi um forma de estimular a imaginação dos alunos. O projeto segue até setembro.

Acompanhe
nossas
redes sociais