Exército reforça combate ao aedes aegypti

Estrela

Exército reforça combate ao aedes aegypti

Ação preventiva visa fiscalizar residências nos bairros mais populosos do município

Por

Exército reforça combate ao aedes aegypti
Estrela

Um grupo de 50 homens do Exército, do 7º Batalhão de Infantaria Blindada (Bib) de Santa Cruz do Sul, vem ao município no dia 13 para reforçar as ações locais de combate ao mosquito da dengue.

De acordo com o secretário de Saúde, Elmar Schneider, a atividade consiste em um mutirão para eliminar os criadouros e conscientizar a população sobre medidas preventivas. Serão realizadas ações nos bairros Boa União, dos Estados e Imigrante.

Os militares se juntam a técnicos, agentes de saúde e outros servidores municipais no CTG Raça Gaudéria, às 7h30min. De lá, as equipes vão a campo, visitando residências e vistoriando áreas para identificar e eliminar criadouros do mosquito. Conforme Schneider, mais de cem pessoas estarão envolvidas nessa ação.

As localidades visitadas foram escolhidas em função de serem as áreas mais populosas da cidade. A Secretaria de Obras acompanhará as atividades com caminhões, pois simultaneamente será feito o recolhimento de materiais e entulhos.

Movimentação

A ação integra uma programação para evitar a disseminação da dengue e outras doenças causadas pelo aedes aegypti. Na semana passada, mais de 40 voluntários se reuniram para traçar um plano municipal de combate ao mosquito.

De acordo com a enfermeira Carmen Hentschke, coordenadora da Vigilância em Saúde, o objetivo é fazer abordagens personalizadas. Com a entrega de material informativo e eventuais esclarecimentos, destaca, as dúvidas sobre o tema devem ser eliminadas.

Conforme Carmen, a ajuda do Exército possibilita um maior alcance populacional. Para ela, é melhor trabalhar com a prevenção, do que combater. “Achamos bem importante essa colaboração. Só com as equipes da prefeitura as abordagens seriam menos efetivas”, comenta.

Na região

A Secretaria da Saúde e Meio Ambiente de Encantado e o Departamento de Vigilância Sanitária criaram a campanha “Encantado conta com você na luta contra a dengue”. Para reforçar a ação que ocorre nacionalmente, na manhã de sábado, 13, uma mobilização será realizada em parceria com a Unimed.

Folhetos com dicas de prevenção e eliminação do mosquito, sintomas e características das doenças serão distribuídos no centro. O objetivo é conscientizar a população sobre formas de evitar a proliferação do aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

A Secretaria de Obras e Viação recolhe pneus velhos, com o objetivo de evitar o acúmulo de água e a proliferação de mosquitos. O ponto de coleta fica na Estrada São José, 1930, próximo ao cemitério, para destinação correta. Em Bom Retiro do Sul, também foi organizado um mutirão de combate ao mosquito, que ocorre no sábado, 13, durante o dia Nacional de Combate à Dengue. A administração municipal, em parceria com o Exército, faz ações de prevenção.

As equipes devem passar nas casas verificando possíveis focos do mosquito e transmitindo orientações. A Secretaria de Saúde pede a colaboração dos moradores, para que as equipes possam entrar nos pátios. A atividade inicia às 9h e termina às 14h.

Acompanhe
nossas
redes sociais