Alunos tentam vagas em cursos públicos

Vale do Taquari

Alunos tentam vagas em cursos públicos

Seleção para o Sisu e provas do vestibular da Ufrgs ocorrem a partir desta semana

Por

Atualizado quarta-feira,
30 de Janeiro de 2016 às 17:33

Alunos tentam vagas em cursos públicos

Os estudantes com intenção de cursar universidades públicas enfrentam semana decisiva. Ontem, o Ministério da Educação divulgou as vagas disponíveis por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No domingo, iniciam as provas de vestibular da Ufrgs, o maior do estado.

O Sisu oferece 228 mil vagas em 131 instituições de Ensino superior por meio da nota do Enem 2015. Moradora de Cruzeiro do Sul, a estudante Ana Caroline Spilier, 20, aguarda os resultados do teste para decidir onde cursará a faculdade.

“Estou bastante ansiosa, pois será um ano muito concorrido”, afirma. O objetivo de Ana é conseguir uma das vagas para o curso de Fisioterapia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA), em Porto Alegre.

[bloco 1]

Como o Sisu oferece vagas em faculdades de todo o Brasil, Ana não descarta a possibilidade de uma mudança para mais longe caso surja uma oportunidade. “O Sisu é um atalho, por ser mais fácil que os vestibulares. Não posso desperdiçar nenhuma chance.”

A estudante de Lajeado, Ketlin Ferreira, 19, ressalta a oportunidade para quem pretende estudar fora do estado. “Existem vagas até mesmo para fora do país, em Portugal”, destaca. A intenção é obter uma vaga para o curso de Medicina.

Para ela, o ingresso com a nota do Enem ajuda. Antes da criação do Sisu, as vagas eram definidas apenas por meio dos vestibulares de cada instituição, e os interessados precisavam se deslocar para prestar as provas.

Caso seja aprovada em uma boa universidade, Ketlin pretende aproveitar a oportunidade, mesmo que precise se mudar para longe. “Meus pais não gostaram muito dessa ideia, mas acho toda experiência válida.”
Por meio do Sisu, o candidato pode se inscrever em até duas opções de vaga. É preciso especificá-las por ordem de preferência, levando em consideração a instituição de ensino, local de oferta, curso e turno. As inscrições ocorrem entre os dias 11 e 14.

[bloco 2]

O sistema indicará ao estudante as notas mínimas para cada curso. O candidato poderá alterar as opções de acordo com a nota obtida. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18. As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26.

Preferência pelo vestibular

Para o estudante Matheus Lüdtke, 19, a dedicação aos estudos será o grande diferencial entre os candidatos ao vestibular da Ufrgs. Segundo ele, a estrutura dos cursinhos pré-vestibular, com equipes multidisciplinares incluindo professores especializados e psicólogos, ajuda, mas o esforço de cada um é o que garante uma vaga.

Com a intenção de ingressar em Medicina, Lüdtke participa de provas de universidades privadas e da Ufrgs desde o 2º ano do Ensino Médio. “Minha preferência é por este tipo de prova do que o Enem, por isso não tenho focado no Sisu.”

Mesmo assim, pretende verificar no sistema alguma possibilidade no curso pretendido. Segundo ele, quando se trata de Medicina, é preciso ponderar entre o que consegue passar e o que é possível de cursar. “Os cursos particulares são muito caros, então, uma oportunidade em universidade pública não pode ser desperdiçada.”

Acompanhe
nossas
redes sociais